Indicação visual de conteúdo ao vivo no site
Indicação visual de conteúdo ao vivo

Parlamentares discutem na Alesp sobre a terceira pista da Imigrantes

Reunião ocorreu na manhã desta quarta-feira (4)
WhatsApp Image 2024-12-04 at 17.42.46 (1)

O novo acesso viário que liga a capital São Paulo à Baixada Santista foi discutido na manhã desta quarta-feira (4) na Alesp (Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo). A Frente Parlamentar fez a segunda reunião em apoio à terceira pista da Rodovia dos Imigrantes.

A sessão foi presidida pela deputada estadual Solange Freitas (União).

 Foto: Carol Jacob/Alesp

“Hoje foi muito importante, mas um pouco assustador. Você se assustaria com os números aqui. Por enquanto, nós trouxemos o Anderson Pomini, diretor-presidente da Autoridade Portuária de Santos, falando da movimentação de cargas. Estamos falando agora de uma terceira pista, que hoje nós ficamos sabendo que vai ser uma pista com duas faixas. Ficamos preocupados porque ela já vai começar não atendendo a demanda que vai vir”, disse a presidente da Frente Parlamentar.

A deputada comentou que a nova pista vai ser quase que exclusiva para caminhões e ônibus, apesar de carros de passeio poder transitar nelas. Ela critica o fato de não ter mais faixas, como quatro, por exemplo.

“Eles estão desenvolvendo um projeto com duas faixas. Uma pista com duas faixas, que vai poder ser reversível e fizeram um estudo para quanto tempo essa pista vai suportar o novo trânsito que vai por vir e esse trânsito nosso de cada dia, por 20 anos. Então, a gente já tem de falar na quarta pista”, avalia.

A reunião foi aberta para a discussão com a sociedade civil e teve a presença de representantes da Ecovias, Autoridade Portuária, Artesp e outros segmentos.

“Também uma série de investimentos e crescimento que vai ter na região portuária, ou seja, vai ter um aumento muito maior do fluxo, principalmente do fluxo de turistas e também de pessoas trabalhando na região. Essas pistas vão aguentar?”, questiona Solange Freitas.

A terceira pista é extremamente importante, com mais que tenhamos outros gargalos para serem resolvidos no maior porto da América Latina e na chegada do Porto. Além disso, existe um movimento altíssimo de turistas que quadriplica o trânsito até a Baixada Santista.

A segunda pista foi feita em 2002. A implementação do novo acesso viário está em fase de estudo ainda.


Continua após a publicidade

Planejamento

Durante a reunião, o diretor superintendente das concessionárias Ecovias e Ecopistas, Ronald Marangon, explicou os objetivos e benefícios do projeto. Segundo ele, a construção da terceira via aumentará a capacidade de tráfego de caminhões e ônibus no trecho de serra, melhorando a fluidez nas outras duas pistas. “A gente espera mais do que dobrar a capacidade para o tráfego de caminhões e ônibus no sentido do Porto de Santos”, destacou Marangon.

Preservação ambiental

Marangon ressaltou que a preservação ambiental é uma prioridade no projeto. “A utilização de túneis é a opção que causa menos impacto. Esta é uma das premissas do projeto”, explicou. Ele também destacou a preocupação em minimizar os impactos sociais. “Aquela região é muito urbanizada. Estamos buscando o mínimo de intervenções nas comunidades para evitar desapropriações”, concluiu.

A mesa do evento foi composta pelo presidente da Autoridade Portuária de Santos, Anderson Pomini; o superintendente da Artesp (Agência de Transporte do Estado de São Paulo), Rodrigo Hirata; o diretor da Associação dos Engenheiros e Arquitetos de Santos, Eduardo Lustosa; o secretário de Desenvolvimento Urbano, Glaucos Farinello.

Assista à reunião, na íntegra, na transmissão feita pela TV Alesp:

Autor

Mais lidas
A Teoria do Elo expõe a correlação entre violência doméstica e maus-tratos animal (Foto: arquivo pessoal)

O que é a Teoria do Elo, a conexão oculta entre violência doméstica e maus-tratos a animais?

cade

CADE Day debate sobre infraestrutura

IMG_9860

Neymar sente nova contusão na coxa e sai de campo machucado

Mosquito transmite a febre amarela (Foto: Reprodução / unsplash)

Bragança Paulista confirma quarto óbito por febre amarela em 2025; dois outros estão sob investigação

IMG_9915

Conheça o novo estádio provisório do Bragantino! Investimento de R$ 22 milhões

VEJA TAMBÉM

Gostaria de receber as informações da região no seu e-mail?

Preencha seus dados para receber toda sexta-feira de manhã o resumo de notícias.

add_action( 'wp_footer', function(){ ?> const lazyloadRunObserver = () => { const lazyloadBackgrounds = document.querySelectorAll( `.e-con.e-parent:not(.e-lazyloaded)` ); const lazyloadBackgroundObserver = new IntersectionObserver( ( entries ) => { entries.forEach( ( entry ) => { if ( entry.isIntersecting ) { let lazyloadBackground = entry.target; if( lazyloadBackground ) { lazyloadBackground.classList.add( 'e-lazyloaded' ); } lazyloadBackgroundObserver.unobserve( entry.target ); } }); }, { rootMargin: '200px 0px 200px 0px' } ); lazyloadBackgrounds.forEach( ( lazyloadBackground ) => { lazyloadBackgroundObserver.observe( lazyloadBackground ); } ); }; const events = [ 'DOMContentLoaded', 'elementor/lazyload/observe', ]; events.forEach( ( event ) => { document.addEventListener( event, lazyloadRunObserver ); } );