Indicação visual de conteúdo ao vivo no site
Indicação visual de conteúdo ao vivo

Secretário nega acusações, mas aceita acordo para encerrar processo de Rosana Valle

Para deputada, pagamento significa culpa assumida
Rosana Valle faz B.O. contra secretário de Santos por ameaça no Carnaval

O secretário de Cultura de Santos, Rafael Leal, pagou R$ 3.036,00, o equivalente a dois salários mínimos, para encerrar um processo movido pela deputada federal Rosana Valle (PL). A polêmica começou durante o desfile oficial das escolas de samba, em fevereiro do ano passado. Na ocasião, Rosana alegou que Leal a puxou pelo braço e a ameaçou com palavras intimidatórias.

Segundo Rosana, Leal teria dito: “Nós vamos te amassar. Vamos te destruir. Vamos passar por cima de você como um trator. Toma cuidado”. O episódio ocorreu em um ano eleitoral, quando a deputada era pré-candidata à Prefeitura. Após registrar um boletim de ocorrência no 3º Distrito Policial, Rosana apresentou uma queixa-crime que tramitou no Juizado Especial Criminal.

Em fevereiro deste ano, a juíza Renata Sanchez Guidugli Gusmão homologou uma transação penal, o que encerrou o caso. O acordo, aceito por ambas as partes e pelo Ministério Público (MP), determinou o pagamento de multa para evitar a continuidade do processo. O valor foi depositado em março e será destinado a uma instituição de caridade pelo Tribunal de Justiça de São Paulo (TJ-SP).

Deputada federal acusou Rafael Leal de ameaça durante desfile de Carnaval – Foto/reprodução: redes sociais

O que cada lado afirma?

Rosana Valle afirmou, em nota, que o pagamento da multa confirma a culpa do secretário Rafael Leal. Ela destacou que “essa transação penal mostra que ele assumiu a culpa e, para se livrar de uma condenação criminal, aceitou pagar dois salários mínimos”.

Por outro lado, o advogado de Leal, Raphael Vita Costa, rebateu a interpretação da deputada à reportagem. Ele enfatizou que a transação penal não implica confissão de culpa, sendo apenas uma alternativa para encerrar processos rapidamente. Segundo o advogado, Leal optou pelo acordo para “evitar desgastes políticos e judiciais desnecessários”.

Rosana Valle faz B.O. contra secretário de Santos por ameaça no Carnaval; entenda

Segundo Rosana Valle, o secretário teria feito declarações intimidadoras com conotação eleitoral. Além disso, a parlamentar relatou que questionou Leal sobre a intenção das ameaças, mas ele teria se retirado sem respondê-la. O episódio teria ocorrido na Passarela Drauzio da Cruz e sido presenciado por duas testemunhas.


Continua após a publicidade

“Antes de ser uma deputada, eu sou mãe, sou mulher e não vou tolerar ameaça, intimidação ou violência”, disse Rosana Valle, que também é presidente estadual do PL Mulher, em um vídeo publicado nas redes sociais.

Por meio de nota, na época, a Prefeitura de Santos repudiou qualquer forma de violência de gênero, garantiu a apuração dos fatos e afirmou que “adotaria todas as medidas cabíveis diante da materialidade das acusações apontadas na denúncia”.

Autor

Mais lidas
bike-santos-gratis (2)

Adolescentes confessam roubo a corrente de mulher que corria na orla de Santos

Mar ressaca onda mar avanço Susan Hortas Prefeitura Santos

NASA aponta que aumento do nível do mar fará cidades do litoral sumirem

Crime é investigado como feminicídio seguido de suicídio (Foto: Celso Ricardo)

Jovem é encontrada morta em Bragança Paulista; caso é investigado como feminicídio

casal encontrado morto em chácara

Casal é encontrado morto em caminhonete com as mãos amarradas

preservativo_-_julia_prado_-_ministerio_da_saude.webp

O Que é Stealthing? Justiça de SP determina aborto legal nesses casos

VEJA TAMBÉM

Gostaria de receber as informações da região no seu e-mail?

Preencha seus dados para receber toda sexta-feira de manhã o resumo de notícias.