Indicação visual de conteúdo ao vivo no site
Indicação visual de conteúdo ao vivo

Previsão do tempo indica clima abafado em Campinas, Baixada Santista e interior em outubro

Estudo aponta aumento do calor e chuvas regulares no território paulista, com riscos associados a deslizamentos, enxurradas e alagamentos
sol calor verão previsão do tempo clima Neom unsplash

A Defesa Civil do Estado de São Paulo divulgou a previsão do tempo para o mês de outubro na região da Baixada Santista e Litoral Norte, Campinas e interior. O mês de setembro trouxe temperaturas máximas próximas de 36°C, o que marca bem a transição para a primavera.

Para os próximos meses, a previsão do tempo indica elevação gradual das temperaturas e aumento da frequência das chuvas, que devem se intensificar a partir de outubro e ganhar força em novembro e dezembro. Esse cenário contribui para a recuperação da umidade do solo, mas também amplia riscos de deslizamentos, alagamentos e enxurradas em áreas vulneráveis.

Litoral – Baixada Santista e Litoral Norte
A estação será marcada por umidade elevada, noites abafadas e tardes acima de 30°C em dezembro. Pancadas rápidas e volumosas alternarão com períodos de sol, favorecendo riscos de alagamentos e deslizamentos em encostas da Serra do Mar.

Campinas e Sorocaba
As mínimas sobem de 12°C em setembro para 20°C em dezembro, enquanto as máximas ultrapassam os 30°C. As chuvas se intensificam a partir de novembro, com risco de alagamentos urbanos e impactos na área rural.

De forma geral, a análise da Defesa Civil aponta que a primavera este ano seguirá o padrão climatológico esperado, com um aumento das temperaturas, da umidade e da frequência de chuvas.

Esse comportamento traz benefícios como a melhora da qualidade do ar e a redução dos riscos de incêndios florestais, mas também exige atenção redobrada da população e dos órgãos públicos diante da possibilidade de eventos extremos, como enchentes, deslizamentos e vendavais.

O que fazer em caso de alagamentos?

A Defesa Civil reforça orientações para a população em situações de alagamento. A recomendação é evitar transitar em ruas inundadas, tanto a pé quanto de carro, já que a água pode esconder buracos e oferecer risco de choque elétrico.

Em caso de enchente, deve-se procurar locais altos e seguros, desligar a energia elétrica das residências e não tentar atravessar correntezas.

Em situações de emergência, os contatos de socorro são: Defesa Civil – 199 e Corpo de Bombeiros – 193.


Continua após a publicidade

Autor

  • Natália Cuqui

    Jornalista formada pela Universidade Santa Cecília, com pós-graduação em Assessoria e Gestão da Comunicação pela Universidade Anhembi Morumbi. Possui experiência nos principais veículos de notícias da Baixada Santista, como Grupo Tribuna e Diário do Litoral, além de atuar como redatora no Canaltech e em projetos para o portal Terra. Especialista em produção de reportagens, apuração de fatos e conteúdo digital, Natalia também tem experiência em assessoria de imprensa e cobertura de grandes eventos de entretenimento.

VEJA TAMBÉM

Operação prende três suspeitos de estelionato e apreende eletrônicos de alto valor na região de Indaiatuba (Foto: Divulgação / Polícia Civil)

Operação prende trio suspeito de estelionato e apreende eletrônicos de alto valor na região de Indaiatuba

Jards Macalé, ícone da MPB experimental, morre aos 81 anos (Foto: Reprodução / YouTube)

Jards Macalé, ícone da MPB experimental, morre aos 81 anos

Tragédia evitável: IBI Social quer transformar tecnologia em política pública na COP 30

Tragédia evitável: IBI Social quer transformar tecnologia em política pública na COP 30

Condenado por estupro, ex-jogador Robinho é movido da 'prisão dos famosos' para unidade no interior de SP

Condenado por estupro, ex-jogador Robinho é movido da ‘prisão dos famosos’ para unidade no interior de SP

Gostaria de receber as informações da região no seu e-mail?

Preencha seus dados para receber toda sexta-feira de manhã o resumo de notícias.