Indicação visual de conteúdo ao vivo no site
Indicação visual de conteúdo ao vivo

Reajuste salarial é razão para greve parcial no transporte público em Guarujá

Fora do horário de pico, somente 50% dos ônibus estarão circulando
greve-onibus-city

Funcionários da City Transportes, responsável pelo transporte público em Guarujá, na Baixada Santista, iniciaram uma greve nesta quarta-feira (25). De acordo com o Sindicato dos Trabalhadores em Transportes Rodoviários de Santos e Região (SINDROD), a paralisação ocorre por divergências em relação ao reajuste salarial e benefícios.

A paralisação – de tempo indeterminado – foi decidida na última terça (17). Inicialmente, a empresa ofereceu 5,32%, depois 6,5%, retroativos à data-base de maio, mas o sindicato considera insuficiente, pois os valores não incluem o aumento no vale-refeição para R$ 40 por dia e na cesta básica para R$ 177,60 mensais.

O SINDROD argumenta que as reivindicações são baseadas na recomposição do salário mínimo com inflação e aumento real de 2,5%, e sugere a divisão entre salários e benefícios. Para Betinho Simões, vice-presidente do sindicato, os valores solicitados são modestos, e ele espera que as demandas sejam atendidas ainda hoje.

Negociações continuam

Estão mobilizados 643 funcionários, incluindo 367 motoristas. Apesar da paralisação, o Tribunal Regional do Trabalho (TRT) garantiu, em decisão liminar, a circulação de 100% da frota nos horários de pico, das 6h às 9h e das 16h às 19h. Nos demais períodos, 50% dos ônibus estarão operando.

Ao VTV News, o sindicato assegurou que respeitará a determinação judicial; assim, os 136 ônibus da escala diária seguirão em circulação parcial. Contudo, a categoria ainda reivindica a recomposição do salário mínimo nacional, que considera justa devido ao reajuste inflacionário e aumento real de 2,5%.

A City, por sua vez, ressaltou que não há atrasos nem pendências financeiras com os colaboradores, e que segue “aberta ao diálogo com o sindicato, buscando uma solução responsável que valorize os trabalhadores e preserve a continuidade de um serviço público de qualidade para a população de Guarujá”.

O que diz a Prefeitura de Guarujá?

A Prefeitura de Guarujá informou, em nota, que acompanha de perto as negociações entre concessionária e sindicato, garantindo que as obrigações contratuais sejam respeitadas. Segundo a Comissão de Transporte Público e a Secretaria de Mobilidade Urbana (Semob), são cobradas soluções imediatas para evitar prejuízos.

No mesmo posicionamento, a administração municipal destacou que a Advocacia Geral do Município (AGM) monitora as tratativas e avalia possíveis medidas judiciais, caso necessário. A prefeitura demonstrou otimismo e acredita que as partes chegarão a um consenso ainda nesta quarta (25).

A nota também confirmou que 132 veículos estão em operação, representando 98% da frota normal, conforme determinação judicial. Funcionários da Semob acompanharam a notificação da empresa pela manhã, assegurando a circulação mínima e o cumprimento das decisões judiciais. Ao todo, a frota da City conta com 149 veículos, operando 36 linhas diurnas, duas gratuitas e cinco noturnas, que atendem a população de Guarujá.


Continua após a publicidade

Autor

VEJA TAMBÉM

golpe-do-amor-3

Relacionamento que começou no TikTok termina em golpe de meio milhão no litoral de SP

clima em piracicaba

Sem chuva clima em Piracicaba deve continuar ameno no fim de semana

CLIMA CAMPINAS

Sem chuva clima em Campinas deve continuar ameno no fim de semana

Prefeitura de Santa Bárbara d'Oeste Doeste Facebook Oficial

TCE emite parecer desfavorável à Prefeitura de Santa Bárbara d’Oeste referentes a 2023

Gostaria de receber as informações da região no seu e-mail?

Preencha seus dados para receber toda sexta-feira de manhã o resumo de notícias.