A demência – termo coletivo para doenças que afetam memória, pensamento, comportamento e capacidade de realizar atividades cotidianas – deixou de ser um problema “pessoal e oculto” para se tornar também uma questão de debate público. Quando pessoas famosas revelam que foram diagnosticadas, isso lança luz sobre algo que afeta milhões de pessoas, reduz o estigma, abre espaço para diálogo sobre envelhecimento, cuidado, direitos, prevenção e pesquisa.
Na última semana, o filho de Milton Nascimento, Augusto, anunciou que seu pai, atualmente com 82 anos, recebeu o diagnóstico de Demência por Corpos de Lewy (DCL). Ele já havia notado alguns sintomas no pai, que tratava há dois anos de Parkinson.
Confira outros famosos que também tiveram diagnóstico de demência:
Bruce Willis
Em 2022, o ator Bruce Willis, famoso por seus papeis em filmes de ação, teve o diagnóstico de afasia, que é um transtorno de linguagem que afeta a fala e dificulta a comunicação.
O caso do ator, que está com 68 anos de idade, piorou em 2023, quando sua família afirmou que ele havia sido diagnosticado com Demência Frontotemporal (DFT), uma doença sem cura.
Maurício Kubrusly
O jornalista famoso pelo quadro Me Leva Brasil, no Fantástico, recebeu em 2019 o diagnóstico de Demência Frontotemporal (DFT). A informação, no entanto, só se tornou pública em 2023. Hoje, ele vive recluso com sua esposa, Beatriz, no sul da Bahia.
Gena Rowlands
A atriz ficou conhecida por interpretar Allie na fase da velhice no filme Diário de Uma Paixão. Coincidentemente, sua personagem sofria de Alzheimer, mesma doença com a qual seria diagnosticada.
Seu filho, o diretor Nick Cassavetes, afirmou que a mãe, que faleceu aos 94 anos em 2024, lutava contra o Alzheimer desde 2019. Ele contou à Entertainment Weekly sobre a ironia do destino e também a dor da situação, já que sua família passou muito tempo estudando sobre Alzheimer para que Gena interpretasse Allie.
Lady Rowlands, mãe de Gena, também sofria com Alzheimer, o que mostra que a doença já estava no histórico de saúde da família.
Robin Williams
O ator e comediante, que faleceu em 2014, recebeu somente após sua morte o diagnóstico de Demência por Corpos de Lewy. Sua mulher, Susan, contou ao público que o marido sofria um declínio cognitivo bastante significativo.
Ao longo de sua vida, Robin Williams sofria com alucinações, dificuldade de se movimentar e alguns episódios de confusão. Esses sintomas, no entanto, só foram atribuídos à demência após realização da autópsia do ator.