Celebrado nesta quarta-feira (12), o Dia dos Namorados movimenta o comércio no Brasil. A expectativa é de que 93 milhões de brasileiros comprem presentes nesta data, considerada a terceira mais importante do varejo nacional depois do Natal e do Dia das Mães. A data no Brasil surgiu em 1948 por uma campanha publicitária.
Uma pesquisa realizada pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) informou que atualmente os itens mais procurados são roupas (38%), perfumes, cosméticos e maquiagens (34%), calçados (20%), jantares (20%) e doces (18%).
Origem do Dia dos Namorados no Brasil
No Brasil a data é comemorada no dia 12 de junho e surgiu a partir de uma campanha publicitária criada por João Doria em 1948, como uma estratégia de marketing para alavancar as vendas de produtos.
Na época, ele foi contratado pela loja Exposição Clipper para criar uma campanha que aquecesse as vendas do mês de junho, que era fraco para o comércio. Inspirado pelo sucesso do Dia das Mães, ele propôs a criação de uma nova data comemorativa para celebrar os casais.
O dia 12 foi estrategicamente escolhido por anteceder o Dia de Santo Antônio (13 de junho), conhecido no Brasil como o “santo casamenteiro”. A associação entre namoro, casamento e romantismo deu certo, passando a ser comemorada em todo o país nos anos seguintes.
Origem do Valentine’s Day
Já no exterior, especialmente em países da Europa e nos Estados Unidos, o Valentine’s Day é celebrado em 14 de fevereiro. A data é uma homenagem a São Valentim, um padre romano do século III.
São Valentim desafiou uma ordem do imperador Cláudio II, que havia proibido casamentos, acreditando que homens solteiros seriam melhores soldados. Valentim, no entanto, continuou celebrando uniões em segredo. Descoberto, foi preso e condenado à morte. A lenda conta que, enquanto aguardava sua execução, ele se apaixonou pela filha de um carcereiro e lhe enviou uma carta assinada “do seu Valentim”.
Celebração do amor
Independentemente da origem, o sentimento que move as duas datas é o mesmo: celebrar o amor. Seja com presentes, mensagens, jantar especial ou tempo de qualidade, o mais importante é valorizar o afeto e a conexão com quem se ama.