Indicação visual de conteúdo ao vivo no site
Indicação visual de conteúdo ao vivo

IBGE: saiba quais os nomes mais comuns em Campinas e Região Bragantina

IBGE divulga levantamento inédito com base nos dados do Censo Demográfico 2022.
IBGE: saiba quais os nomes mais comuns em Campinas e Região Bragantina

Pela primeira vez, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) revelou os nomes e sobrenomes mais frequentes do país, com base em dados do Censo Demográfico 2022. Na região de Campinas e Bragantina, os sobrenomes Silva, Santos e Oliveira ocupam o topo da lista.

A base utilizada para o levantamento contempla os nomes e sobrenomes de todos os moradores dos 90,7 milhões de domicílios visitados pelo IBGE, cobrindo os 5.570 municípios brasileiros, as 27 Unidades da Federação e um total de 203 milhões de pessoas recenseadas até 1º de agosto de 2022.

No caso dos primeiros nomes, a metrópole de Campinas segue a tendência nacional: Maria lidera com 51.937 registros, o equivalente a 4,56% da população local. Em seguida aparece José, com 21.632 ocorrências (1,90%).

Em Atibaia, a dinâmica de escolha dos nomes seguiu um padrão idêntico em termos de preferência, com Maria liderando com 6.450 pessoas registradas e José com 2.986.

Ranking dos nomes mais comuns no Brasil
Ranking dos nomes mais comuns no Brasil (Imagem: Reprodução)

Como consultar seu nome ou sobrenome

O novo sistema disponibilizado pelo IBGE permite ao público verificar, de forma simples, a frequência de qualquer nome ou sobrenome no território nacional. As buscas podem ser feitas por município, estado, sexo e faixa etária, diretamente no portal oficial: https://censo2022.ibge.gov.br/nomes.

As informações recenseadas se referem aos moradores presentes no domicílio na data de corte do levantamento, incluindo aqueles que estavam temporariamente ausentes por período inferior a 12 meses. Além dos dados quantitativos, o ranking aponta tendências culturais: nomes bíblicos seguem perenes, enquanto outros nomes refletem modismos, influências literárias ou criações inéditas.

A lista está organizada por critérios demográficos e revela, em nível municipal, os nomes mais recorrentes entre homens e mulheres, além de permitir observações sobre mudanças no padrão de escolha dos brasileiros ao longo das gerações.


Continua após a publicidade

Autor

  • Iago Yoshimi Seo

    Jornalista formado em junho de 2025, atuando desde 2023 com foco em reportagens de profundidade, gestão de projetos, fotografia e pesquisa. Autor de obra sobre temas sociais e políticos, com análise crítica da democracia e da sociedade.

VEJA TAMBÉM

abordagem

Homem é detido após reagir à abordagem e agredir policiais em Águas de Lindoia; vídeo

rato

Ratinho revelou ganhar muito dinheiro com hotéis em São Paulo

mimi

De volta ao Brasil, Marcela Tomaszewski confirma ter batido em Dado Dolabella

Copa BH Team

Competição em equipe une talento individual à força coletiva no Festival Nacional do Cavalo BH

Gostaria de receber as informações da região no seu e-mail?

Preencha seus dados para receber toda sexta-feira de manhã o resumo de notícias.