Para marcar o Dia Internacional do Consumidor, nesta sábado (15) das 8h às 12h, técnicos do Procon Piracicaba estarão no Mercado Municipal para orientar a população com relação aos seus direitos como consumidores e esclarecer as dúvidas associadas aos casos específicos de lesão a esses direitos.
Segundo Lúcia d’Ávila, coordenadora do órgão, o Procon de Piracicaba foi criado por meio de um convênio entre a Prefeitura Municipal e a Fundação Procon São Paulo. O objetivo é oferecer serviços de atendimento, orientação e educação, além de realizar a fiscalização em questões relacionadas à proteção e defesa do consumidor de Piracicaba.
“Ao compreender a história por trás do Dia do Consumidor, percebemos que essa celebração vai além das ofertas e promoções que ocorrem nessa data, pois representa um compromisso contínuo com os direitos e bem-estar dos consumidores”, destacou.
Dia Internacional dos Direitos do Consumidor
A história do Dia Internacional dos Direitos do Consumidor remonta a um discurso proferido pelo presidente dos Estados Unidos, John Kennedy, em 15 de março de 1962. Nesse discurso, Kennedy ressaltou a importância dos direitos dos consumidores, estabelecendo quatro princípios fundamentais: escolha, informação, segurança e o direito de ser ouvido. Em 1985, a Organização das Nações Unidas (ONU) reconheceu a relevância desses princípios, aprovando diretrizes para novas leis em prol das relações de consumo.
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No Brasil, a data foi reforçada com a promulgação do Código de Proteção e Defesa do Consumidor, em 11 de setembro de 1990. E, em 1995, foi criado o Procon São Paulo, que tem como missão principal, equilibrar e harmonizar as relações entre consumidores e fornecedores e, por objetivo, elaborar e executar a política de proteção e defesa dos consumidores do Estado de São Paulo. Sendo considerado um ente público pioneiro na defesa do consumidor do Brasil, sinônimo de respeito na proteção dos direitos do cidadão.
*Imagem: Valter Campanato/Agência Brasil*