Indicação visual de conteúdo ao vivo no site
Indicação visual de conteúdo ao vivo

Estudantes de Rio Claro trocam recicláveis por moeda social

Os pequenos adquiriram as moedas através da doação de materiais recicláveis
Estudantes de Rio Claro trocam recicláveis por moeda social

Estudantes das escolas Francisca Coan e Sylvio de Araújo realizaram na tarde da última terça-feira (14), as primeiras trocas de moeda social por alimentos e produtos de limpeza. Os pequenos adquiriram as moedas através da doação de materiais recicláveis, em um projeto piloto promovido pela prefeitura de Rio Claro.

“Estamos felizes em verificar o grande envolvimento da comunidade escolar neste projeto”, afirmou a articipante do projeto e presidente do Fundo SAocial de Solidariedade, Bruna Perissinotto.

O projeto piloto que começou a funcionar em setembro, será testado por três meses nas escolas municipais Francisca Coan, no Jardim São João, e na Sylvio de Araújo, no bairro São Miguel.

Estudantes de Rio Claro trocam recicláveis por moeda social
Divulgação/Prefeitura de Rio Claro

“O objetivo é estender o projeto para todas as escolas. Para isso, estamos buscando novas parcerias de empresas e instituições”, afirma a secretária municipal da Educação, Valéria Velis.

Como funciona o projeto piloto da moeda social em Rio Claro?

Estudantes de Rio Claro trocam recicláveis por moeda social
Divulgação/Prefeitura de Rio Claro

Com o projeto, os alunos levam recicláveis para a instituição onde estudam, a quantidade de materiais é anotada em uma planilha, e no final de cada mês, o tanto arrecadado é convertido na moeda social chamada de ENA (Educação, Natureza e Ambiente). Os estudantes utilizam então as moedas nos valores de 1, 5 e 10 ENAs para comprar alimentos e produtos de limpeza, dentro da própria escola. Os produtos são fornecidos por patrocinadores e apoiadores do projeto.

Projeto que incentiva a reciclagem surgiu da preocupação dos estudantes

Segundo Edison Andrade, coordenador da educação ambiental da Secretária da Educação, o projeto surgiu dos estudantes que demonstravam preocupação com o descarte irregular de matériais recicláveis.


Continua após a publicidade

Autor

  • Rayssa de Souza

    Estudante de Jornalismo com previsão de conclusão do curso em 2026. Atualmente, desenvolve iniciação científica na área de comunicação e direitos humanos, com ênfase na violência contra jornalistas brasileiros durante o governo Bolsonaro. Como estagiária no portal, alia o aprendizado acadêmico à prática do jornalismo digital, sempre com olhar atento para temas sociais e de relevância pública.

VEJA TAMBÉM

teleton-2025-2

Recorde! Teleton 2025 supera meta e encerra com R$ 37 milhões arrecadados

marcus-teleton-2025

Desafio Teleton VTV arrecada R$ 200 mil e tem cheque entregue por Marcus Mansur no palco do SBT

marcus-teleton

VTV completa 13 anos de solidariedade no Teleton com entrega de cheque especial por Marcus Mansur

victão-teleton (1)

Apresentador Victor Faccioli leva carisma ao palco do Teleton 2025 em nome da VTV

Gostaria de receber as informações da região no seu e-mail?

Preencha seus dados para receber toda sexta-feira de manhã o resumo de notícias.