O Programa Movimentação Cultural, realizado pela Prefeitura de Piracicaba através da Secretaria de cultura, abriu nesta quarta-feira (23) as inscrições de cursos gratuitos oferecidos pelo projeto. São 1.083 vagas distribuídas entre. As inscrições seguem até o dia 30 de abril.
Como realizar a inscrição em cursos da Movimentação Cultural?
Os interessados devem se inscrever presencialmente, com documento de identidade (RG), em algum dos centros culturais que participam do projeto.
Veja onde cada modalidade será oferecida:
- Centro Cultural Izaíra Barbosa – Zazá (bairro Mário Dedini): Capoeira, Danças Urbanas, Ritmos/Dança de Salão, Violão e Balé
- Centro Cultural Hugo Pedro (bairro Santa Terezinha): Capoeira, Danças Urbanas, Dança de Salão, Violão, Teatro e Balé
- Centro Cultural Nhô Serra (bairro Parque 1º de Maio): Capoeira, Danças Urbanas, Dança de Salão, Violão, Teatro e Balé
- Centro Cultural Antônio Pacheco Ferraz – Estação da Paulista (bairro Paulista): Capoeira, Danças Urbanas, Dança de Salão e Violão
- Centro Cultural Maria Dirce/Projeto Guri – Estação da Paulista (bairro Paulista): Balé e Teatro.
O atendimento para inscrição acontece de segunda a sexta-feira, da 8h às 11h e das 13h às 16h, com excessão da Estação da Paulista onde o atendimento funciona até 15h. As aulas começarão no dia 5 de maio.
Os cursos são voltados a diferentes faixas etárias, com turmas infantis, juvenis, adultas e mistas, de acordo com a modalidade escolhida. Cada pessoa pode se inscrever em até três cursos, respeitando o número de vagas e a faixa etária exigida por cada modalidade.
Para o secretário de Cultura, Carlos Beltrame, o programa reforça o compromisso da atual gestão com a democratização do acesso à cultura e com a valorização da formação artística no município. “A Movimentação Cultural é um programa que tem o objetivo de garantir que a cultura esteja acessível em todas as regiões da cidade, e não apenas no centro. Estamos oferecendo uma programação ampla e gratuita, com atividades de qualidade para crianças, jovens, adultos e idosos. Nosso compromisso é com a inclusão e o fortalecimento da identidade cultural de Piracicaba”, afirmou Beltrame.
Continua após a publicidade
“Esse é um programa que leva oportunidades para perto das pessoas, dentro dos bairros, valorizando o talento local e permitindo que todos tenham acesso a vivências artísticas e culturais. A cultura transforma e fortalece vínculos. Esse é o verdadeiro papel da política pública cultural”, ressaltou a coordenadora do programa, Maria Ivete Araújo, a Zetti, sobre a importância da descentralização cultural e o impacto positivo nas comunidades.
A Movimentação Cultural tem se firmado como uma das principais ações da Prefeitura para garantir a participação da população nas atividades culturais, promovendo inclusão social, o protagonismo e o acesso às diversas expressões artísticas.