Indicação visual de conteúdo ao vivo no site
Indicação visual de conteúdo ao vivo

Operação prende nove suspeitos de articular tentativa de expansão do CV no interior de SP

Entre os detidos estão um policial militar e um guarda municipal de Araras
WhatsApp Image 2025-05-06 at 04.58.18

Policiais da Delegacia de Investigações Gerais (DIG) de Limeira, em conjunto com agentes da Delegacia de Investigações sobre Entorpecentes (DISE), realizaram nesta segunda-feira (5) uma operação contra um grupo criminoso que articulava a expansão da facção Comando Vermelho (CV) no interior de São Paulo.

Ao todo, foram cumpridos nove mandados de prisão temporária. Entre os presos estão um policial militar, um guarda municipal e sete criminosos que atuavam na cidade de Araras e região, praticando diversos delitos, como roubos, tráfico de armas, tráfico de drogas, adulteração de sinais identificadores de veículos automotores, corrupção ativa e passiva, além de homicídios de alvos específicos — especialmente membros da facção rival Primeiro Comando da Capital (PCC). Um guarda civil de Araras segue foragido.

Imagem Divulgação: Delegacia de Investigações Gerais (DIG) de Limeira

Segundo a Polícia Civil, o objetivo do grupo ao executar integrantes do PCC era alterar o domínio geocriminal da região, considerada estratégica para o tráfico de armas e drogas por estar inserida na chamada “Rota Caipira”. De acordo com a investigação, há indícios de que membros do Comando Vermelho utilizavam essa rota para encaminhar material bélico — incluindo fuzis de assalto, roubados ou contrabandeados — para o Rio de Janeiro.

Durante a operação, foram apreendidos R$ 16 mil em espécie, 2,5 quilos de cocaína, 449 gramas de maconha, três armas de fogo, 75 munições, 14 celulares e diversos outros objetos.

Ainda segundo a polícia, as investigações continuam para esclarecer todas as circunstâncias e a autoria dos inúmeros crimes cometidos pelo grupo em cidades próximas a Limeira. A operação revelou a estrutura e atuação de uma organização criminosa articulada.

Um dos alvos foi preso em um hotel na cidade de Gramado, no Rio Grande do Sul, em ação conjunta com a Delegacia de Polícia local. Ele foi encaminhado ao presídio de Canela, onde passará por audiência de custódia.


Continua após a publicidade

Os demais envolvidos, capturados nas cidades de Araras e Leme, foram levados para a sede da DIG de Limeira, onde tiveram suas prisões formalizadas. Todos foram encaminhados à Cadeia Pública de Limeira.

A “Rota Caipira” do CV

A chamada Rota Caipira é um dos principais corredores do tráfico de drogas no Brasil. Ela conecta países produtores — como Bolívia, Peru, Colômbia e Paraguai — aos grandes centros consumidores, como São Paulo e Rio de Janeiro, além de servir como rota de escoamento para o Porto de Santos, de onde drogas são exportadas para a Europa e África.

A região abrangida pela Rota Caipira inclui o interior de São Paulo, o Triângulo Mineiro e o sul de Goiás. Com uma malha rodoviária extensa, terreno plano e diversas pistas clandestinas de pouso, a região oferece condições ideais para o transporte terrestre e aéreo de drogas e armas, sendo considerada estratégica por organizações criminosas.

Mais lidas
Banco Central anuncia nova moeda comemorativa (Foto: Divulgação / Redes Sociais)

“Parece uma camisinha”; Banco Central anuncia moeda comemorativa e a internet reage

célia leão deputada secretaria raphael montanaro

Cadeirante, secretária de Valinhos é retirada de voo por estar com uma almofada

Roubo Remédios Emagrecer

Trio é detido após atacar farmácia e roubar remédios para emagrecer

drogas dic (2)

GM apreende porções de drogas e um revólver em casa de suspeito de roubo no DIC I

vacina gripe

Socorro promove ação de vacinação em UBSs nesta sexta-feira, 10 de maio

VEJA TAMBÉM

Gostaria de receber as informações da região no seu e-mail?

Preencha seus dados para receber toda sexta-feira de manhã o resumo de notícias.