O Governo do Estado de São Paulo anunciou, durante a 50ª edição da Expocitros, a abertura de edital público para auxiliar no enfrentamento ao ‘greening’, uma doença que ameaça a produção de produtos citro em todo o planeta.
De acordo com o governo estadual, o edital visa contratar 28 profissionais que atuarão no enfrentamento ao ‘greening’, também conhecido como HLB. As equipes serão formadas por técnicos agropecuários, profissionais da área administrativa e engenheiros agrônomos que atuarão por uma Organização da Sociedade Civil (OSC) e em conjunto com agentes da Coordenadoria de Defesa Agropecuária.
A Coordenadoria de Defesa Agropecuária realizou, em 2024, 1.743 fiscalizações com relação ao greening e retirou ao menos 4.5 milhões de mudas. A instituição também realizou mais de 30 palestras educativas e administra um canal que recebe denúncias de pomares abandonados ou mal manejados.
50 anos de Expocitros
A Expocitros se trata da maior feira da América Latina no setor citrícola e celebra 50 anos de história e evolução. Realizada em paralelo com a 46ª Semana da Citricultura, a edição deste ano espera superar os recordes de participação estabelecidos em 2024. O evento, que ocorre em Cordeirópolis até 6 de junho, espera receber mais de 10.000 participantes.
Além dos mais de 70 expositores, a programação inclui diversos painéis, palestras e eventos paralelos. Especialistas do Instituto Agronômico de Campinas (IAC-Apta) e da Coordenadoria de Defesa Agropecuária (CDA) apresentarão as últimas novidades, orientações de manejo e resultados de pesquisas na citricultura. Adicionalmente, um escritório móvel da CDA estará disponível para atendimento direto aos produtores no local.