Indicação visual de conteúdo ao vivo no site
Indicação visual de conteúdo ao vivo

VÍDEO: Adolescente é agredido em escola de Piracicaba e mãe denuncia negligência do Estado

A mãe do estudante agredido tomou conhecimento da violência através de um vídeo publicado nas redes sociais e registrou boletim de ocorrência
VÍDEO: Adolescente é agredido em escola de Piracicaba e mãe denuncia negligência do Estado

Um adolescente de 12 anos foi agredido dentro da sala de aula da Escola Estadual Carolina Mendes Thame, em Piracicaba (SP), no dia 14 de outubro. A briga entre estudantes foi gravada e compartilhada nas redes sociais por outros alunos.

A mãe do estudante agredido, Monique Barros, tomou conhecimento da violência através do vídeo e registrou um boletim de ocorrência. Segundo ela, além da agressão física, o filho sofria bullying e vinha sendo perseguido por outros alunos há pelo menos oito meses.

Monique afirmou que a escola não entrou em contato com a família para informar sobre a briga. Quando ela procurou a instituição, foi informada de que a direção não tinha conhecimento do ocorrido nem do vídeo que circulava.

“O que me impressionou foi a falta de consideração da escola com as crianças, por não ter um responsável na sala durante a troca de professores. Foi muita injustiça com meu filho”, declarou Monique.

Transferência e registro policial

A mãe transferiu o filho para outra escola, e a polícia registrou o caso como lesão corporal e prática de bullying.

“Eu não culpo o diretor, porque são muitos alunos para ele cuidar, mas ao ver o vídeo completo da briga, fiquei revoltada, assim como muitas pessoas que me enviaram mensagens”, acrescentou Monique.

A família informou que está adotando todas as medidas legais para responsabilizar os agressores. Em nota, o advogado Dr. Francys Almeida afirmou:

“O caso envolve um menor de idade que foi violentamente agredido por outro aluno de porte físico maior, praticante de artes marciais, após um simples desentendimento em sala de aula. A agressão foi facilitada pela ausência de segurança adequada e pela negligência do Estado, que tem o dever de garantir um ambiente escolar seguro e saudável.”

Nota da Secretaria de Educação

A Secretaria de Educação do Estado informou que a direção da escola adotou todas as providências assim que tomou conhecimento do ocorrido. Os responsáveis pelos estudantes foram convocados e orientados sobre a conduta dos alunos. Um boletim de ocorrência foi registrado e o Conselho Tutelar notificado.

A pedido da mãe, o aluno agredido foi transferido para outra escola e será acompanhado por um profissional do programa Psicólogos nas Escolas.

“A equipe regional do Programa de Melhoria da Convivência e Proteção Escolar (Conviva SP) acompanha o caso e vai intensificar as ações de conscientização sobre a cultura de paz na unidade. A Unidade Regional de Ensino (URE) de Piracicaba e a escola repudiam qualquer forma de violência ou bullying, dentro ou fora do ambiente escolar, e permanecem à disposição dos responsáveis,” informou a Secretaria.


Continua após a publicidade

Autor

  • Camila Borges dos Santos

    Jornalista formada pela Universidade Paulista em 2023, com experiência em apuração, produção de pautas, apresentação e cobertura de matérias jornalísticas em diferentes formatos.

VEJA TAMBÉM

‘A Fazenda 17’: quem você quer que fique? Vote na enquete

‘A Fazenda 17’: quem você quer que fique? Vote na enquete

meninas

Leonardo e Poliana curtem tarde de sol ao lado dos netos em Goiânia

parte do teto do shopping piracicaba desabou

Teto do Shopping Piracicaba desaba e assusta quem passa pelo local

Homem diz que matou corretor em Praia Grande por medo de ter caso descoberto pela esposa

Homem diz que matou corretor em Praia Grande por medo de ter caso descoberto pela esposa

Gostaria de receber as informações da região no seu e-mail?

Preencha seus dados para receber toda sexta-feira de manhã o resumo de notícias.