Homenageando o inesquecível radialista e ex-deputado Paulo Jorge Mansur, a Santa Casa de Santos inaugura nesta sexta-feira (8), às 18h, a maior UTI neurológica da Baixada Santista. Segundo o hospital, a nova unidade atenderá pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) e de operadoras de saúde em casos de alta complexidade.
Com cerca de 400 metros quadrados, a unidade foi projetada para oferecer atendimento especializado em neurologia intensiva com foco em tecnologia, conforto e humanização. O espaço conta com 10 leitos, incluindo um com banheiro privativo, além de posto de enfermagem, sala de entrevistas, copa, rouparia e área de espera para acompanhantes.
A obra foi viabilizada por meio de verba parlamentar destinada pelo deputado estadual Paulo Mansur (PL), neto do homenageado. Segundo o provedor da Santa Casa, Ariovaldo Feliciano, a estrutura representa um novo patamar para a saúde regional. “Não existe, no Brasil, uma UTI igual a essa”, afirmou ao VTV News.

Humanização
Entre os diferenciais da unidade está a instalação de vidros inteligentes entre os leitos, capazes de alternar entre transparência e opacidade com apenas um comando. A tecnologia amplia a privacidade dos pacientes sem comprometer o acompanhamento da equipe médica e já é utilizada no centro cirúrgico robótico da instituição.
Segundo Ariovaldo, a estrutura segue padrões internacionais e foi planejada para receber pacientes neurológicos em estado grave com mais conforto e segurança. “É uma UTI toda humanizada. O acompanhante fica ao lado do paciente”, completou. A unidade também foi pensada para garantir acolhimento aos familiares e maior eficiência.
Reconhecimento nacional
Antes mesmo do início oficial das atividades, a nova UTI neurológica já recebeu reconhecimento nacional. A unidade foi certificada com o selo “UTI Eficiente 2025”, concedido pela Epimed Solutions em parceria com a Associação de Medicina Intensiva Brasileira (AMIB). A certificação considera indicadores rigorosos de desempenho clínico e eficiência no uso de recursos hospitalares. Apenas 211 UTIs brasileiras receberam o selo entre mais de 1,8 mil avaliadas em todo o país, colocando a Santa Casa de Santos em um grupo restrito.

Quem foi Paulo Jorge Mansur
Figura central da comunicação, Paulo Jorge Mansur fundou, em 1946, a Rádio Cultura, em São Vicente (SP). À frente de programas musicais de grande audiência, tornou-se uma voz influente na região. Também se destacou pela defesa das camadas mais vulneráveis da população. Em 1962, foi eleito deputado federal por São Paulo.
Registros da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (Alesp) mostram que Mansur defendia a manutenção global de relações comerciais. Era favorável ao regime presidencialista e à ampliação do direito ao voto. Também apoiava a reforma agrária cooperativista, com desapropriação de latifúndios improdutivos mediante indenização.
O parlamentar ainda sustentava o intervencionismo econômico e o monopólio estatal de setores estratégicos. Entre eles, os minérios atômicos, a energia elétrica, as telecomunicações e o petróleo. Defendia a participação dos municípios na arrecadação tributária nacional. E propunha a criação de um banco voltado ao desenvolvimento interno das cidades.
Com o Golpe Militar de 1964, teve o mandato cassado com base no Ato Institucional nº 1. Décadas depois, em 6 de dezembro de 2012, a Câmara dos Deputados devolveu simbolicamente os mandatos dos parlamentares atingidos pela ditadura. A cerimônia ocorreu em sessão solene no Plenário, em Brasília. Falecido em 2007, aos 91 anos, Mansur foi representado pelo filho, Paulo Roberto Mansur.