Indicação visual de conteúdo ao vivo no site
Indicação visual de conteúdo ao vivo

Santos vai usar satélites e inteligência artificial para analisar riscos climáticos

Ao todo, os mapas e análises incluem 16 diferentes parâmetros para previsão de riscos de deslizamento de encostas
morro de santos

A cidade de Santos será a primeira do Brasil a ter acesso a imagens de satélite em alta resolução, além de análises das imagens por meio de Inteligência Artificial, para enfrentar riscos climáticos como períodos de chuva intensa e se precaver dos riscos de deslizamentos de encostas, por exemplo.


Continua após a publicidade

O acesso à tecnologia foi garantido após convênio assinado nesta quarta-feira (03/04) entre a Prefeitura de Santos e a empresa Quasar Space, sem custos para o Município. A celebração da parceria contou com a presença da representante da empresa, Thais Franco, e do secretário de Meio Ambiente, Marcos Libório, durante reunião mensal do Conselho de Meio Ambiente de Santos (Condema).

Ao todo, os mapas e análises incluem 16 diferentes parâmetros para previsão de riscos de deslizamento de encostas, tais como susceptibilidade do solo, densidade populacional e nível de encharcamento do terreno.

As imagens serão geradas a cada 30 minutos, com uma resolução de 10 metros, captadas a partir de milhares de satélites em órbita do Planeta, permitindo, por exemplo, criar um ranking das áreas mais críticas, otimizando as ações de prevenção e enfrentamento.

“As mudanças climáticas são uma realidade no mundo todo e as cidades precisam estar preparadas para identificar, prevenir e solucionar problemas prontamente. Em Santos trabalhamos com planejamento, executando obras nos morros, na Zona Noroeste e em diversos pontos da Cidade para garantir a segurança das pessoas e, principalmente, para salvar vidas. A tecnologia é uma grande aliada nesta ação e os avanços disponíveis em monitoramento são muito bem-vindos para auxiliar nos trabalhos que já desenvolvemos”, disse o prefeito Rogério Santos.

“Santos é a primeira cidade do País a ter acesso a essa tecnologia, que é brasileira e patenteada. O objetivo da Quasar Space com a parceria é ajudar o Poder Público com o que há de mais moderno, proporcionando uma melhor administração. Salvar vidas é a nossa contribuição”, afirmou Thais.

Além da Semam, os dados poderão ser utilizados por outros setores da Prefeitura como, por exemplo, a Defesa Civil. Na Semam, a administração dos dados será feita pela Seção de Mudanças Climáticas (Seclima).

As informações estarão disponíveis dentro de 20 dias. Nesse período, os engenheiros da Quasar farão o treinamento para uso e calibração do software. Uma vez em atividade, o sistema poderá, inclusive, emitir alertas para os órgãos públicos.  

“O convênio é um grande avanço para a qualidade dos serviços prestados pela Prefeitura. Permitirá análises inéditas e até mesmo antecipar ocorrências, como em períodos de chuva intensa”, explica Libório.

blank

Continua após a publicidade

VEJA TAMBÉM

Unidade de Saúde de Bragança Paulista é alvo de furto (Foto: Divulgação / SECOM)

Três unidades de saúde são furtadas em Bragança Paulista em menos de 15 dias

Pescadores protestam contra medidas que afetam pesca artesanal no litoral de SP

Adolescente mata empresário 34 facadas após boato de namoro

Adolescente mata empresário com 34 facadas após boato sobre relacionamento

teatro a bordo cubatão

Cubatão recebe espetáculos gratuitos do Teatro a Bordo neste feriado

Gostaria de receber as informações da região no seu e-mail?

Preencha seus dados para receber toda sexta-feira de manhã o resumo de notícias.