A Guarda Municipal (GM) deteve dois homens em flagrante em uma Área de Preservação Permanente (APP) às margens do Rio Capivari, em Campinas, no local, havia um descarte irregular de entulho.
Por ser uma APP, o espaço é protegido por lei, para preservar recursos hídricos, paisagem, estabilidade geológica, biodiversidade e garantir a proteção do solo.
Os suspeitos relataram aos guardas municipais que uma terceira pessoa havia pedido para eles fazerem o aterramento ilegal no local, no Jardim Telesp, próximo a rodovia Santos Dumont.
Os dois homens detidos foram conduzidos à 2ª Delegacia Seccional. A GM vai enviar, nos próximos dias, um relatório com as informações sobre a ocorrência para a Secretaria de Clima, Meio Ambiente e Sustentabilidade para dar encaminhamento ao caso.
📲 Participe dos canais VTV News no WhatsAppDescarte de entulho de construção
Campinas tem à disposição 16 ecopontos, áreas destinadas ao descarte de restos de material de construção e reforma de pequeno e médio porte. Os endereços estão disponíveis neste link (https://portal.campinas.sp.gov.br/secretaria/servicos-publicos/pagina/limpeza-urbana-dlu-).
Além disso, caçambeiros e transportadores de resíduos de construção civil podem levar o material até a Usina Recicladora de Materiais (URM), que fica na Estrada do Mão Branca, Jardim São Caetano. Lá, os resíduos passam por usinagem e podem ser reaproveitado. Informações pelo e-mail [email protected] e Portal do Cidadão https://cidadao.campinas.sp.gov.br.