Search
Close this search box.
Cotidiano

Hospital da Puc-Campinas tem 46 pacientes internados no SUS além da capacidade

Casos graves de dengue ajudaram a estrangular número de leitos da unidade

O hospital Celso Pierro, da Puc-Campinas, enfrenta uma superlotação no pronto-socorro do Sistema Único de Saúde (SUS). Em nota, a unidade informou que tem capacidade para 20 leitos, mas que na manhã desta quarta-feira (22/05) estava com 66 pacientes, ou seja, 46 pacientes a mais.

Na noite desta terça-feira (21/05) a situação era ainda pior: o hospital estava com 70 pacientes internados, porém quatro deles já conseguiram transferência. Um ponto preocupante é que todos esses pacientes são de alta complexidade, como pacientes cardiológicos, que sofreram AVC e casos graves de dengue.

A assessoria do hospital também informou que para garantir e preservar a segurança técnica assistencial e o atendimento de qualidade, o pedido é que a população busque outras instituições de saúde. Em nota, a Puc também informou que está solicitando inclusive o apoio da imprensa a fim de orientar a população sobre a situação para que eles procurem outras instituições de saúde. Além disso, segundo o comunicado, o hospital tem trabalhado em conjunto com a Secretaria de Saúde para o remanejamento dos pacientes menos complexos.

A Secretaria de Saúde informou por meio de nota que está monitorando constantemente a ocupação dos leitos na cidade junto à central de regulação de ofertas de serviços de saúde (Cross), que faz o acompanhamento das vagas disponíveis e o encaminhamento dos pacientes. Essa ocupação é dinâmica e muda a todo momento. A pasta também informou que desde o início de abril está tomando várias medidas já previstas para períodos de sazonalidade, que é quando aumenta a incidência de doenças respiratórias e que, neste ano, se antecipou e coincidiu com o pico epidêmico de dengue.

A Secretaria de Saúde por fim reforçou que a vacina contra a gripe é uma das medidas para evitar complicações de doenças respiratórias e está disponível para a população com idade a partir de 6 meses nos 68 centros de saúde de Campinas.

VEJA TAMBÉM