Seja na prova de 7km ou 21km, a alimentação e a hidratação são preponderantes para os atletas que vão disputar a 6ª edição da Meia de Santos, que acontece neste domingo (30/06), às 6h30.
Se alimentar bem antes da prova e tomar água durante o percurso, são estratégias fundamentais para os corredores que vão em busca do melhor tempo.
A nutricionista Carol Lisboa enfatiza a importância da hidratação não só no dia da prova, como durante toda a semana do evento. “É preciso manter o consumo de água em um nível ideal nesses dias, pode utilizar também outras opções, como a água de coco. O consumo de água ideal depende de uma matemática, precisamos somar o peso e multiplicar por 35 ml, o resultado dessa conta é a quantidade de água que a pessoa precisa tomar”, citou a nutricionista.
Vale destacar que a Meia de Santos tem três pontos de hidratação para o percurso de 7km e sete pontos para a prova de 21km.
Carol Lisboa também ressalta a necessidade do consumo de carboidratos. “As pessoas evitam um pouco carboidrato, mas neste momento é importante consumir esses alimentos durante todas as refeições”, salientou. Dessa forma, ela explica que os corredores devem optar pelo arroz, macarrão, batata e o pão para ter um nível bom de glicogênio para o músculo.
Por fim, a nutricionista citou que no dia anterior é necessário evitar alimentos gordurosos e fritos, comidas que não estão geralmente no cardápio e bebidas alcoólicas.