Search
Close this search box.
Cotidiano

Artur Nogueira decreta estado de crise hídrica e estabelece racionamento

Manancial que abastece a cidade está em 40% do total

Em função da falta de chuvas e da redução dos níveis da represa que abastece Artur Nogueira, a Prefeitura decretou estado de crise hídrica e estabeleceu medidas para tentar evitar que o município passe por uma situação de falta d’água.

A administração diminuiu a pressão na rede de água, em horários específicos, o que a Prefeitura já considera como racionamento. O documento, assinado pelo prefeito, foi publicado na sexta-feira (28/06). O governo municipal também decretou situação de emergência por conta da estiagem.

Segundo a Prefeitura de Artur Nogueira, a represa Cotrins, principal fonte de captação de água da cidade, está com “nível precário”, de 1,65 metro abaixo do normal e se chegar a 1,80m, o manancial atinge o volume morto.

A região de Campinas vive um período de seca neste ano. Em Campinas, por exemplo, primeiro semestre foi o 3° que menos choveu em um período de 10 anos. A situação provocou um alerta nas prefeituras para o risco de viver uma situação de falta d’água, como a que ocorreu na crise hídrica de 2014, a maior da história do estado de São Paulo.

Apesar de ter garoado na cidade nesta segunda-feira (01/07), a falta de chuvas ainda preocupa a prefeitura, já que, no mês de junho, não houve chuva.

Além do racionamento, Artur Nogueira também tomou outras medidas, como suspender a captação de água da represa Cotrins por duas horas por dia, para recuperar o nível da lagoa.

O decreto de estado de crise hídrica de Artur Nogueira tem quatro etapas de medidas de contingência caso o nível da represa abaixe mais:

  • Nível 1: represa em 60% – decretar estado de alerta;
  • Nível 2: represa em 50% – suspensão de licenças de servidores do DAEE;
  • Nível 3: represa em 40% – racionamento (situação atual);
  • Nível 4: suspensão de água para indústrias e zona rural.

Com o decreto de crise hídrica, a prefeitura também pode confiscar poços de empresas privadas para garantir o abastecimento.

Mais lidas

Ídolo do Santos, Serginho Chulapa sofre infarto e passa por cirurgia

Mãe de seis filhos morre após ser baleada durante operação policial em Santos

PF prende pastor que compartilhou imagens com conteúdo de abuso infantil

Quatro homens são presos por tráfico de drogas em Piracicaba

Campinas é homenageada em sessão solene da Câmara dos Deputados em Brasília

Festival oferecerá degustação gratuita de 30 cafés em Santos

“Criança morre todo dia”: mãe revela fala de motorista bêbado que matou menina de 4 anos

VEJA TAMBÉM