Indicação visual de conteúdo ao vivo no site
Indicação visual de conteúdo ao vivo

Artur Nogueira decreta estado de crise hídrica e estabelece racionamento

Manancial que abastece a cidade está em 40% do total
barragem-cotrins-4-1024x682

Em função da falta de chuvas e da redução dos níveis da represa que abastece Artur Nogueira, a Prefeitura decretou estado de crise hídrica e estabeleceu medidas para tentar evitar que o município passe por uma situação de falta d’água.

A administração diminuiu a pressão na rede de água, em horários específicos, o que a Prefeitura já considera como racionamento. O documento, assinado pelo prefeito, foi publicado na sexta-feira (28/06). O governo municipal também decretou situação de emergência por conta da estiagem.

Segundo a Prefeitura de Artur Nogueira, a represa Cotrins, principal fonte de captação de água da cidade, está com “nível precário”, de 1,65 metro abaixo do normal e se chegar a 1,80m, o manancial atinge o volume morto.

A região de Campinas vive um período de seca neste ano. Em Campinas, por exemplo, primeiro semestre foi o 3° que menos choveu em um período de 10 anos. A situação provocou um alerta nas prefeituras para o risco de viver uma situação de falta d’água, como a que ocorreu na crise hídrica de 2014, a maior da história do estado de São Paulo.

Apesar de ter garoado na cidade nesta segunda-feira (01/07), a falta de chuvas ainda preocupa a prefeitura, já que, no mês de junho, não houve chuva.


Continua após a publicidade

Além do racionamento, Artur Nogueira também tomou outras medidas, como suspender a captação de água da represa Cotrins por duas horas por dia, para recuperar o nível da lagoa.

O decreto de estado de crise hídrica de Artur Nogueira tem quatro etapas de medidas de contingência caso o nível da represa abaixe mais:

  • Nível 1: represa em 60% – decretar estado de alerta;
  • Nível 2: represa em 50% – suspensão de licenças de servidores do DAEE;
  • Nível 3: represa em 40% – racionamento (situação atual);
  • Nível 4: suspensão de água para indústrias e zona rural.

Com o decreto de crise hídrica, a prefeitura também pode confiscar poços de empresas privadas para garantir o abastecimento.

Mais lidas
A Teoria do Elo expõe a correlação entre violência doméstica e maus-tratos animal (Foto: arquivo pessoal)

O que é a Teoria do Elo, a conexão oculta entre violência doméstica e maus-tratos a animais?

Cachorro não foi abandonado e família explicou o que ocorreu no vídeo

Vídeo de cachorro correndo atrás de carro gera mal-entendido

Feriado de Tiradentes (Foto: Acervo Público)

Dia de Tiradentes é ponto facultativo ou feriado nacional? Entenda

IMG_9854

Arsenal vence Real Madrid com gol de Martinelli e está nas semifinais

IMG_9915

Conheça o novo estádio provisório do Bragantino! Investimento de R$ 22 milhões

VEJA TAMBÉM

Gostaria de receber as informações da região no seu e-mail?

Preencha seus dados para receber toda sexta-feira de manhã o resumo de notícias.

add_action( 'wp_footer', function(){ ?> const lazyloadRunObserver = () => { const lazyloadBackgrounds = document.querySelectorAll( `.e-con.e-parent:not(.e-lazyloaded)` ); const lazyloadBackgroundObserver = new IntersectionObserver( ( entries ) => { entries.forEach( ( entry ) => { if ( entry.isIntersecting ) { let lazyloadBackground = entry.target; if( lazyloadBackground ) { lazyloadBackground.classList.add( 'e-lazyloaded' ); } lazyloadBackgroundObserver.unobserve( entry.target ); } }); }, { rootMargin: '200px 0px 200px 0px' } ); lazyloadBackgrounds.forEach( ( lazyloadBackground ) => { lazyloadBackgroundObserver.observe( lazyloadBackground ); } ); }; const events = [ 'DOMContentLoaded', 'elementor/lazyload/observe', ]; events.forEach( ( event ) => { document.addEventListener( event, lazyloadRunObserver ); } );