Está prevista para a tarde desta quarta-feira (10/07) a chegada do corpo do alpinista Rodrigo Raineri, de 55 anos, ao Brasil. O brasileiro morreu durante um voo de parapente na segunda montanha mais alta do mundo, no Paquistão, na semana passada. A causa do acidente seria um rompimento do paraquedas.
Veja também:
O corpo de Rodrigo deve chegar no Aeroporto Internacional de Guarulhos. Depois, ele será levado a Campinas, onde será o velório. Já o sepultamento vai acontecer em Ibitinga, cidade natal do alpinista.
Rodrigo estava com um grupo de 7 pessoas que seguiam para o acampamento base do K2, mas foi o único que decidiu praticar parapente. Ele tinha um perfil com 11 mil seguidores no Instagram, onde compartilhava fotos e vídeos dos saltos.
Rodrigo Raineri era considerado um escalador nato e estava entre os alpinistas mais profissionais do Brasil, com experiência de mais de 30 anos, atuação em rocha, gelo e alta montanha. O alpinista liderou diversas expedições pelo mundo e foi o primeiro brasileiro a escalar 3 vezes o Monte Everest. Raineri também se tornou o único brasileiro a guiar expedições aos sete Cumes, projeto que abrange escalar as mais altas montanhas de cada continente em 2016.
Formado em Engenharia de Computação pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), Rodrigo também era diretor de uma empresa de turismo, além de palestrante e consultor. O atleta ainda ministrava cursos de escalada e resgate, dos básicos aos mais avançados, e liderou mais de uma centena de expedições no mundo todo.
Além disso, o Projeto Escalada, do parapentista, foi lançado em 2019 e teve grande repercussão, despertando nas crianças, principalmente, o interesse pela prática da atividade física.