A cidade de Americana, que tem 237 mil habitantes e fica no interior de São Paulo, completa 149 anos nesta terça-feira (27). Formada por imigrantes italianos e confederados, a sua história começou nas fazendas da região, com o surgimento da estação férrea e, principalmente, desenvolvimento da indústria tecelã.
Segundo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a receita do município no ano de 2023 foi de R$ 1,3 bilhão e a renda per capita é de R$ 62,2 mil. Um dado interessante é que 18,98% da população americanense têm mais de 60 anos. Esse quantitativo é o maior de toda a RMC (Região Metropolitana de Campinas) e está acima do Estado.
Americana é conhecida como a “Princesa Tecelã” pelo destaque durante décadas no cenário nacional. Hoje, o município tem sua economia voltada aos setores da indústria, serviços e comércio.
📲 Participe do canal VTV News no WhatsApp
No segmento industrial, dos 3.462 inscritos, predominância ainda para as confecções, com 1.422 registros, confirmando que Americana segue firme com sua vocação. Em segundo lugar, com 537 cadastrados, fica o segmento “Têxtil – tecelagem”. Atualmente, a cidade tem duas faculdades (FAM e Fatec) e a universidade Unisal, além de diversas startups.
De acordo com os dados estatísticos, Americana se consolidou como um lugar urbano, predominantemente feminino, que permite uma vida longa.