fbpx
Search
Close this search box.

Neblina já provocou mais de 100 paralisações na operação das balsas

Travessias de balsas no litoral paulista enfrentam grandes desafios climáticos

A condições climáticas tem atrapalhado a vida das pessoas que precisam utilizar o sistema da travessia de balsas no litoral.

De acordo com o Centro de Controle Operacional (CCO) do Departamento Hidroviário (DH), 90% das paralisações ocorridas entre o início de julho e a primeira quinzena de agosto foram causadas por fortes neblinas e nevoeiros que afetaram as regiões das oito travessias litorâneas.

Desde julho, o litoral paulista vem sendo atingido por densos nevoeiros que cobrem toda a orla das praias e parte do mar, interrompendo até mesmo as operações do Porto de Santos, o maior da América Latina. As travessias de balsas também foram impactadas.

Segundo o CCO, entre o início de julho e a primeira quinzena deste mês, foram registradas 110 paralisações de curta, média e longa duração, das quais 100 foram causadas por motivos de segurança devido à baixa visibilidade pela neblina. Desse total, 55% das interrupções afetaram as travessias Cananéia/Ariri, Cananéia/Continente e Cananéia/Ilha Comprida; 33% impactaram as travessias Santos/Guarujá, Santos/Vicente de Carvalho e Bertioga/Guarujá; e 12% ocorreram na travessia São Sebastião/Ilhabela.

“Ressaltamos a importância fundamental de garantir a segurança de todos os usuários e tripulantes nas travessias, considerando as condições climáticas adversas às quais estamos sujeitos. É imprescindível seguir os protocolos estabelecidos para evitar qualquer tipo de acidente grave”, reforça a diretora do Departamento Hidroviário, Jamille Consulin.

Neblina e nevoeiro

Neblina e nevoeiro são fenômenos meteorológicos que podem causar uma considerável redução na visibilidade, representando desafios para a navegação segura. Ambos resultam da presença de pequenas gotas de água suspensas no ar, mas diferem principalmente na densidade dessas gotas e na visibilidade que proporcionam. O nevoeiro é mais denso, tipicamente encontrado em áreas baixas e próximas a corpos d’água, e ocorre com maior frequência durante a madrugada e o início da manhã, reduzindo a visibilidade de forma mais acentuada. A neblina, por sua vez, é menos densa e, embora também afete a visibilidade, permite uma visão mais clara em comparação ao nevoeiro.

Essas condições adversas, comuns no litoral paulista, resultam na formação de nevoeiros, que interferem diretamente na operação das travessias de balsas, para garantir a segurança de todos.

Autor

Mais lidas

Mongaguá comemora 65 anos com programação especial

Mulher em chamas é encontrada morta em Jaguariúna; Vídeo

Homem passa mal e morre ao lado de UBS em Hortolândia; Vídeo

Policiais do Baep recuperam motos que haviam sido furtadas

Mulher é atropelada por ônibus em Campinas

VEJA TAMBÉM