A Defesa Civil de Campinas realizou sobrevoo com drone na Serra das Cabras, na manhã desta quarta-feira (11), para levantamento da área afetada pelo incêndio que atingiu a região. O Corpo de Bombeiros vai continuar monitorando a área. Nesta manhã, foram realizadas novas ações de combate aos focos de incêndio, inclusive com o helicóptero Águia, da Polícia Militar, nos municípios de Morungaba e Itatiba. Como não há mais focos ativos em Campinas, a Prefeitura encerrou as atividades no local, mas mantém as equipes de prontidão caso haja necessidade de nova intervenção.
O coordenador regional e diretor da Defesa Civil de Campinas, Sidnei Furtado, que está no Pico das Cabras acompanhando os trabalhos, relata que, no momento, ainda tem focos ativos em Morungaba e Itatiba, no limite com o município de Campinas. “Aqui no Pico das Cabras, agora pela manhã, não há mais foco de incêndio ativo. Nossa grande preocupação é com o limite dos municípios. O Corpo de Bombeiros continua monitorando a área e o helicóptero Águia está atuando nos focos dos municípios vizinhos de Morungaba e Itatiba”.
Área atingida em Campinas
A Defesa Civil sobrevoou com drone a região para fazer o levantamento da área atingida. Estima-se que, em Campinas, 120 hectares tenham sido atingidos pelas queimadas, o que corresponde a 120 campos de futebol ou a quase metade da área da Mata de Santa Genebra. Furtado reforçou que o Observatório Municipal Jean Nicolini não foi atingido pelas chamas apesar da proximidade do fogo.
Boletim
Boletim meteorológico divulgado pela Defesa Civil do Estado de São Paulo nesta quarta-feira (11), destaca que o dia será marcado pelo predomínio do Sol, com presença de tempo estável e firme para todo o Estado de São Paulo. Os modelos atuais meteorológicos não indicam ocorrência de chuva.
No decorrer do dia a Umidade Relativa do Ar (URA) irá diminuir gradativamente. Às 12h20, em Campinas, a URA já estava em Estado de Alerta com índice de 19,5%. As temperaturas também devem aumentar gradativamente no decorrer das horas, com sensação térmica de calor e abafado, com a chegada da noite a sensação será mais amena. Às 11h40, na Estação IAC-Taquaral, a medição foi de 32,5°C.
Com essas condições meteorológicas, é preciso ter ainda mais atenção em áreas de vegetação seca, impedindo o início dos focos. Deve-se evitar práticas como a queima de lixo e limpeza de terrenos e em áreas rurais com fogo, descarte inadequado de bitucas de cigarro, lançamento de balões e o acendimento de fogueiras.