A Focus Cia de Dança, companhia do Rio de Janeiro (RJ) dirigida pelo coreógrafo Alex Neoral, está de volta a Santos. O grupo estará em cena nos dias 27 e 28 de setembro, às 20h e 11h, respectivamente, com “Trupe”, em apresentações gratuitas no Emissário Submarino (Av. Presidente Wilson, 170 – José Menino).
A coreografia “Trupe”é uma homenagem aos artistas mambembes que levam, em suas andanças e jornadas, a arte ao público ao longo dos tempos. Com 35 minutos de duração, a coreografia reúne oito bailarinos que percorrem 150 metros de distância: o grupo se desloca coletivamente até um ponto específico onde se intensifica a movimentação em cena. A homenagem a este universo tão rico em manifestações culturais também se reflete nos figurinos, que remetem a traços circenses e burlescos.
“Trupe acontece em forma de um cortejo e as pessoas que estiverem no Emissário Submarino serão surpreendidas. A ideia é modificar a paisagem ao redor e os próprios sentidos do espectador. A travessia desse cortejo, em fato, se dá no outro, em quem está passando e vê os artistas tão próximos, com propostas de movimentos, expressões e gestos. O espectador pode seguir até o final ou não, mas já foi afetado, ali, ao interromper seu deslocamento, muitas vezes, no ‘modo automático’. A arte sempre vai junto com quem assistiu”, resume Alex Neoral.
📲 Participe dos canais VTV News no WhatsAppSobre a Focus Cia. De Dança
Mais de 1 milhão de espectadores já se encantaram com a poesia e a capacidade técnica lapidadas nas coreografias inovadoras de Alex Neoral traduzidas no corpo de baile da companhia, formada por bailarinos de todo o país.
Com 26 obras e 16 espetáculos em seu repertório, a Focus Cia de Dança se consagrou através da crítica especializada e sucesso de público. Apresentou-se em mais de 100 cidades brasileiras e levou sua arte para países como Colômbia, Bolívia, México, Costa Rica, Canadá, Estados Unidos, Itália, França, Alemanha, Portugal, Espanha e Panamá.