fbpx

VTV News | Notícias do Interior e Litoral de São Paulo

Search
Close this search box.

Último dia para baixar o e-Título é hoje!

Eleitoras e eleitores têm até hoje para fazer o download ou atualizar o app; domingo, não será possível baixar o aplicativo

Você já baixou o e-Título? Se ainda não, é bom correr! Hoje é o último dia para eleitoras e eleitores baixarem ou atualizarem o aplicativo que pode facilitar a vida na hora de votar. A partir de amanhã, o app ficará temporariamente indisponível para download, e no domingo, dia da eleição, não será possível baixá-lo. Então, não deixe para a última hora!

O e-Título é um verdadeiro “salvador” nas eleições. Com ele, dá para consultar o local de votação, justificar o voto, emitir guias de pagamento de multas eleitorais e até servir como documento oficial para quem já tem a biometria cadastrada. Tudo na palma da mão!

E-Título: Um aliado digital

Lançado em 2017, o e-Título já conta com mais de 77 milhões de downloads. Só em Minas Gerais, são 6,5 milhões de downloads e 4 milhões de contas cadastradas. Mas, mesmo com tanta gente já usando, muita gente ainda precisa atualizar o app. A Justiça Eleitoral estima que quase metade dos eleitores cadastrados precisa reativar suas contas, tudo por conta das últimas melhorias implementadas no aplicativo.
“Atualizar o e-Título é muito simples. Basta ir até a loja de aplicativos do seu celular e apertar o botão ‘Atualizar’. Com isso, você garante que o app estará funcionando corretamente no dia da votação”, explicou Mário Povia, presidente do Instituto Brasileiro de Infraestrutura (IBI), em entrevista ao VTV News.

Por que baixar ou atualizar hoje?

A Justiça Eleitoral já avisou: quem deixar para baixar ou atualizar o app no último segundo pode enfrentar problemas. No domingo, com milhões de pessoas tentando acessar ao mesmo tempo, é possível que filas virtuais comprometam o desempenho do aplicativo. E, para evitar dores de cabeça de última hora, o melhor mesmo é se antecipar. Quem não baixar ou atualizar o e-Título até hoje terá que votar à moda antiga, levando um documento oficial com foto.

Além disso, no domingo (6), o app estará temporariamente indisponível para novos downloads, voltando à ativa só na segunda-feira (7). Quem não se programar e precisar do aplicativo no dia da votação, terá que se virar sem ele!

E o que o e-Título faz, afinal?
Além de ser o “guia” oficial para onde você deve votar, o e-Título oferece uma série de funcionalidades que ajudam na hora de exercer seu direito ao voto. Precisa justificar a ausência no dia da eleição? O app faz isso sem que você precise sair de casa. Não lembra o número da sua seção eleitoral? O e-Título resolve. Quer saber se está tudo certo com sua situação eleitoral? O app também te mostra!
O melhor de tudo é que, para quem já tem a biometria cadastrada, o e-Título substitui o título de papel e até mesmo a identidade. Prático, não é?

Como usar o e-Título no dia da eleição
Se você já tiver o e-Título baixado e atualizado, no dia da eleição, basta abrir o app e acessar suas informações. Quem já fez o cadastro biométrico pode usar o aplicativo como documento de identificação, sem necessidade de levar o título de eleitor em papel ou outro documento com foto.
Quer saber onde vai votar? O e-Título tem a função “Onde votar”, que te informa o local exato da sua seção. E se, por algum motivo, você estiver fora do seu domicílio eleitoral, pode justificar sua ausência diretamente pelo app.

Não deixe para depois!
Então, já sabe: nada de jeitinho brasileiro de deixar tudo para a última hora! Se ainda não baixou ou atualizou o e-Título, é bom fazer isso agora mesmo. Não perca tempo e garanta que tudo estará funcionando direitinho no domingo, para que você possa votar sem complicações.
O aplicativo está disponível gratuitamente nas lojas de aplicativos para Android e iOS.

Autor

  • Maycon Leão

    Correspondente da VTV em Brasília. Direto da capital federal, atualiza os bastidores da politica e as movimentações que afetam nossa região.

Mais lidas

Criança cai em buraco de seis metros e é resgatada pelo Corpo de Bombeiros

PM é flagrado jogando homem de ponte na zona sul de São Paulo

Mega-Sena da Virada 2024 terá prêmio de R$ 600 milhões

10 jogadores são dispensados no Guarani

O que aconteceu com o homem que foi jogado da ponte por PM

VEJA TAMBÉM