Nos últimos sete dias, a cidade de São Paulo registrou 163 mm de chuva e ultrapassou a previsão de 145 mm, que era esperada para todo o mês de novembro, segundo balanço da Defesa Civil do estado divulgado nesta quinta-feira (7).
O cenário preocupante de alagamentos, enxurradas e vítimas dos temporais vai além da “terra da garoa”, como a capital é conhecida. Entre quinta e sexta-feira (8), o órgão emitiu um alerta para chuvas de forte intensidade que atingirão todas as regiões do território paulista.
A Defesa Civil aponta que os níveis acumulados das águas podem “variar entre alto e muito alto” com chuvas acompanhadas de raios, rajadas de vento e granizo, especialmente nas regiões de Bauru e Araraquara.
Os temporais ocorrem devido à passagem de uma frente fria pela costa da região Sudeste. Para atender a população em caso de emergência, o governo de São Paulo instalou, nesta manhã, um Gabinete de Crise, que permite melhor comunicação com companhias de energia elétrica e abastecimento de água.
Como se prevenir
Veja recomendações da Defesa Civil:
- Evite lugares abertos, como praias, campos de futebol e estacionamentos;
- Evite ficar perto de objetos altos e isolados, como árvores, postes, caixas d’água e quiosques;
- No momento da chuva, mantenha distância de aparelhos e objetos ligados à rede elétrica, como geladeiras, fogões e TVs;
- Evite tomar banho durante a tempestade;
- Em caso de ventos fortes, tenha cuidado com a queda de árvores, postes, fios e semáforos;
- Não desafie a força das águas, não tente transpor uma enxurrada ou andar em áreas alagadas;
- Se estiver em uma área de encosta, observe sinais de movimentação do solo, como rachaduras nas paredes, árvores e postes inclinados, e água lamacenta;
- Se um fio energizado cair sobre o veículo, permaneça dentro do carro e ligue para o serviço de emergência.
*Do SBT News