Um homem, procurado pela Polícia Federal da Bahia, morreu após um confronto com a Polícia Militar em Limeira, no interior de São Paulo, nesta quinta-feira (7). A operação foi realizada em apoio à PF da Bahia com o objetivo de prender o suspeito, que era considerado de alta periculosidade.
Joel Miranda Macedo de Souza estava foragido do sistema prisional da Bahia há cerca de seis anos e era apontado como um importante líder de uma facção criminosa conhecida como “Comando Bala Voa”. Essa facção surgiu no município de Luís Eduardo Magalhães e segundo as investigações, teria vínculos com o “Bonde do Maluco” (BDM) e o “Primeiro Comando da Capital” (PCC).
Os agentes de segurança receberam informações de que o suspeito estaria escondido em Limeira e, com o apoio do 10º Batalhão de Ações Especiais de Polícia (BAEP), iniciaram as buscas em endereços de familiares e amigos do procurado.
📲 Participe dos canais VTV News no WhatsAppOs policiais conseguiram localizar Joel Miranda, mas, durante a abordagem, ele reagiu disparando contra a equipe e foi alvejado. De acordo com o BAEP, o homem também era apontado como mandante de diversos homicídios na região oeste da Bahia.
Em 2020, ele passou a integrar o “Baralho do Crime”, uma lista da Secretaria de Segurança Pública da Bahia que associa o nível de periculosidade dos criminosos a cartas de baralho. Joel foi classificado como “Valete de Espadas”, indicando seu alto status criminal.