O cachorro farejador “Duque” localizou o corpo de um homem às margens da Rodovia Zeferino Vaz (SP-332), em Paulínia, no interior de São Paulo, durante a tarde desta segunda-feira (11).
De acordo com as autoridades policiais, a vítima ainda não foi identificada. O cão faz parte da equipe da Romu Canil da Gama (Guarda Municipal de Americana).
Há duas semanas, cães domésticos apareceram em um posto de combustíveis, próximo à área, com um pé, uma perna e uma mão humanos na boca.
O Duque foi solicitado pela Guarda Municipal de Paulínia para auxiliar na busca por um corpo em uma área de mata devido à excelência farejadora.
Duque
O animal da raça Bloodhound chegou à sede da corporação de Americana em março de 2021, com 73 dias de vida.
Passou por um processo meticuloso de adaptação, ambientação e criação de vínculos com o condutor responsável por ele. E após esse processo, esteve apto a auxiliar na elucidação de crimes.
Também conhecido como cão de Santo Humberto, o Bloodhound possui um faro excepcional e é dotado de uma inteligência acima da média. É muito habilidoso na identificação de criminosos e de pessoas desaparecidas, e sua atuação é reconhecida como forma de prova nos tribunais.
Com um sistema olfativo extremamente desenvolvido, o animal é capaz de chegar a qualquer pista mesmo depois de passadas muitas horas da presença da pessoa no local.
O canal olfativo dessa raça é acoplado à orelha, característica que o torna o melhor farejador entre todos os cães.