Indicação visual de conteúdo ao vivo no site
Indicação visual de conteúdo ao vivo

Câmara aprova projeto que prevê castração química de condenados por pedofilia

Proposta foi aprovada nesta quinta-feira (12)
Sessao-da-Camara-dos-Deputados

Foto: Vinicius Loures/Câmara dos Deputados

A Câmara dos Deputados aprovou, nesta quinta-feira (12), projeto de lei que prevê a castração química de condenados por pedofilia.


Continua após a publicidade

Se o texto for aprovado pelo Senado e sancionado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), deve ser criado também um cadastro nacional de pedófilos na rede mundial de computadores pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ).

A proposta teve 267 votos favoráveis, 85 contra e 14 abstenções, sendo a base do governo Lula, o PSB e o PSOL contrários.

Leia também:

Vereador de Peruíbe é preso por estupro de vulnerável

Tarcísio sanciona Lei do deputado Paulo Mansur que obriga monitoramento para estupradores

Atualmente, a Lei 15.035/24, sancionada em novembro, já determina a criação do Cadastro Nacional de Pedófilos e Predadores Sexuais, a partir dos dados constantes do Cadastro Nacional de Pessoas Condenadas por Crime de Estupro.

Castração química seria retirada do projeto

A deputada Delegada Katarina (PSD-SE), relatora do projeto, havia recomendado a rejeição de emenda sobre castração química, respeitando o acordo fechado entre os deputados para aprovar apenas o texto principal.

“Mesmo entendendo que essa medida é eficaz e salutar, já adotada em outros países, como Estados Unidos, Austrália e Inglaterra, rejeitei a emenda por haver acordo”, explicou.

Após debates no Plenário, no entanto, os deputados decidiram aprovar a emenda, apresentada pelo deputado Ricardo Salles (Novo-SP), que prevê a castração química de condenados por pedofilia.

Para a deputada Talíria Petrone (Psol-RJ), contrária à castração química, “essa ideia é uma farsa”.

“Aquele que for castrado vai violentar aquela criança com um pedaço de madeira, com outras formas, porque tem a relação com o poder. O estupro e a violência sexual têm relação com o poder. Antes de tudo, é preciso haver educação sexual nas escolas, prevenção, campanhas”, afirmou.

Classificação de pedofilia, segundo a OMS

A Organização Mundial de Saúde (OMS) classifica a pedofilia como transtorno da preferência sexual e enquadra como pedófilos adultos que têm preferência sexual por crianças, geralmente pré-púberes ou no início da puberdade.

“Os crimes que levarão ao registro dos autores no cadastro nacional de pedófilos são exclusivamente aqueles relacionados à violência sexual praticada contra crianças e adolescentes”, explicou Delegada Katarina no parecer aprovado.

Entre esses crimes estão: estupro de vulnerável; corrupção de menores; exploração sexual de criança, adolescente ou vulnerável; e delitos praticados por meios digitais, como produzir, armazenar, divulgar ou expor vídeo de sexo envolvendo criança ou adolescente.

Fonte: Agência Câmara de Notícias


Continua após a publicidade

Autor

VEJA TAMBÉM

IBI Social

IBI Lança Projeto Social em Brasília

travessia-hídrica-projeto

SP apresenta projeto de concessão das Travessias Hídricas em Portugal

Câmara dos Vereadores de Bragança Paulista vota projeto (foto: divulgação / Câmara)

MP contesta leitura obrigatória da Bíblia em sessões da Câmara de Bragança Paulista

Bolsonaro cancela agendas em julho após recomendação médica

Bolsonaro cancela agendas em julho após crise de saúde

Gostaria de receber as informações da região no seu e-mail?

Preencha seus dados para receber toda sexta-feira de manhã o resumo de notícias.