OFICINA LITERÁRIA E EXPOSIÇÃO VICENTE DE CARVALHO
A literatura vai dar o tom da programação da Casa das Culturas de Santos neste final de semana. No sábado (18/05), às 15h, acontece a oficina literária com Flávio Viegas Amoreira, escritor e curador do equipamento. A partir das 16h30 o Sarau da Casa começa, em homenagem a Vicente de Carvalho, com os coletivos Sociedade dos Poetas Vivos e Poetas do Jardim Piratininga.
A exposição Vicente de Carvalho, Além-Mar, em homenagem ao centenário de morte do Poeta do Mar, ficará em cartaz por mais um mês, se estendendo até 23 de junho. Inaugurada junto com a Casa das Culturas, no último dia 19 de abril, amostra vem atraindo o público com fotos inéditas, poemas e um vídeo animado da estátua de Vicente de Carvalho.
Além disso, no sábado, das 14h às 18h, a Casa receberá o projeto Leia Santos, da Secretaria de Cultura de Santos, com distribuição gratuita earrecadação de livros e gibis. O endereço é Rua Sete de Setembro, 49, Vila Nova, aberta de quinta a sábado, das 14h às 19h, e domingo das 11h às 16h e a entrada é gratuita.
CHORINHO NO AQUÁRIO
Gi Razuk prepara um show gratuito especial para a próxima edição do projeto ‘Chorinho no Aquário’, que acontece neste sábado (18/05), a partir das 18h, na Praça Luiz La Scala, na Ponta da Praia. A artista comemora neste ano uma trajetória de duas décadas dedicadas à música.
No palco estará acompanhada pelo arranjador Alexandre Birkett e o percussionista Edinho Schimidt. Grandes compositores do cancioneiro nacional estão no repertório, como Noel Rosa, Chico Buarque e Dorival Caymmi. A realização é da Associação dos Artistas e Prefeitura de Santos, patrocínio da Santos Brasil, Santos Port Authority (SPA) e Terminais Ageo, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura do Ministério da Cultura e apoio institucional do Clube do Choro de Santos.
TARDEZINHA NA LAGOA
Mais uma edição do projeto musical ‘Tardezinha na Lagoa’ desembarca na Lagoa da Saudade, no Morro da Nova Cintra, neste domingo (19/05), a partir das 14h. Com shows de pagode, samba e sertanejo, três diferentes atrações prometem divertir quem comparecer a um dos principais cartões postais de Santos.
O primeiro a subir ao palco da Lagoa será o cantor Leozinho, a partir das 16h. Ele levará ao público canções de pagode que embalaram diversas gerações. Em seguida, às 18h, será a vez da cantora Gabi Eli, com muita música sertaneja, que não vai deixar ninguém parado.
Para fechar a noite musical no Morro da Nova Cintra, a cantora Rafa Laranja subirá ao palco com sua marcante voz, trazendo diversos sucessos do samba a partir das 20h.
O projeto ‘Tardezinha na Lagoa’ é realizado pela Prefeitura Regional dos Morros, unidade da Secretaria das Prefeituras Regionais (Sepref). O evento conta com o apoio da Secretaria de Cultura (Secult).
O BAÚ DE CANDOCA NO RODILEI
Integrando a programação da Semana Essencial, promovida pelo Projeto TamTam, a montagem ‘O Baú de Candoca’, do TEP – Teatro Experimental de Pesquisas, é atração neste domingo (19/05), às 18h no Centro de Cultura Patrícia Galvão. A entrada é gratuita.
Depois da encenação, o público confere um debate com o tema ‘A Saúde Mental além dos Cabelos Brancos’. O espetáculo foi concebido a partir da adaptação teatral do conto homônimo escrito pela artista portenha Beatriz Rota-Rossi, radicada em Santos, e tem direção de Gilson de Melo Barros.
A peça aborda a degradação de uma família tradicional, a partir de episódios marcados pela cobiça, desprezo pelas convenções que fortalecem as relações humanas e a especulação imobiliária, tratando como viés dramático o desajuste com relação às questões etárias e seus códigos de respeito e ética. O Baú de Candoca’ se desenvolve entre a estética da contação de histórias, o universo do circo, a Comédia Dell’Arte, e a presença marcante do Coro.
TIÊ NO GUARANY
O projeto ‘Fábrica de Cultura 4.0 Santos’ apresenta o show ‘Cartas de Amor’ com a cantora Tiê, no Teatro Guarany na próxima terça-feira (21/05), às 10h e a entrada é gratuita.
Com tom intimista, o novo trabalho da artista é embalado por canções que capturam a essência das declarações de amor – de sua autoria e de outros compositores. No palco, dividindo-se entre violão e piano, Tiê revisita seu primeiro álbum, ‘Sweet Jardim’, além de sucessos como ‘A Noite’, ‘Amuleto’, além de versões como ‘Prova de Carinho’, de Adoniran Barbosa e ‘A Noite do Meu Bem’, de Dolores Duran.
Na apresentação a cantora convida o público a participar lendo cartas, bilhetes ou mensagens de amor, para alguém significativo em suas vidas. Se preferir, o público pode levar os textos, que a própria Tiê os lerá. Com essa interação, ela espera adicionar um toque pessoal e emocional ao show, conectando ainda mais a artista aos apaixonados.
Isabela Meletti (Sob supervisão)