Indicação visual de conteúdo ao vivo no site
Indicação visual de conteúdo ao vivo

Campinas prorroga campanha de vacinação contra pólio até fim de junho

Até agora, 3,9 mil doses foram aplicadas; imunizante está disponível em todos os centros de saúde
WhatsApp Image 2024-06-14 at 15.05.05 (1)

Campinas prorrogou até o fim de junho a campanha de vacinação contra a poliomielite. O público-alvo é formado por crianças de até 4 anos e os imunizantes continuam disponíveis em todos os 68 centros de saúde (CSs) da cidade.

A campanha teve início em 27 de maio e seria encerrada nesta sexta-feira, 14 de junho, porém foi prorrogada até o fim do mês em função da baixa procura pela vacina. A dose é segura e imprescindível para reduzir o risco de reintrodução do vírus da pólio no Brasil.

Até a última segunda-feira (10/06), foram aplicadas 3.973 doses na faixa etária das crianças de 1 a 4 anos. Um novo balanço da campanha deve ser divulgado no dia 17 de junho.

A meta é imunizar ao menos 95% das crianças de 1 a 4 anos, grupo estimado em 50 mil pessoas. Neste grupo a vacinação é indiscriminada, ou seja, mesmo quem tem o esquema vacinal completo deve receber a dose oral.

Já para menores de 1 ano, se houver necessidade, é feita a atualização do esquema vacinal, com a dose injetável, e os dados entram para a cobertura vacinal de rotina, que em 2023 foi de 92,8%.


Continua após a publicidade

O último caso de poliomielite no Brasil ocorreu em 1989, sendo que em 1994 houve certificação de área livre de circulação do poliovírus selvagem. Mas, em 2023 o País foi classificado como de alto risco para a reintrodução do poliovírus pela Comissão Regional para a Certificação da Erradicação da Poliomielite na Região das Américas.

A doença é considerada grave e caracteriza-se pela paralisia que, em geral, acomete os membros inferiores, de forma assimétrica e irreversível.

Os endereços dos centros de saúde e horários das salas de vacinação em cada unidade estão disponíveis na página: https://vacina.campinas.sp.gov.br.

Mais lidas
A Teoria do Elo expõe a correlação entre violência doméstica e maus-tratos animal (Foto: arquivo pessoal)

O que é a Teoria do Elo, a conexão oculta entre violência doméstica e maus-tratos a animais?

cade

CADE Day debate sobre infraestrutura

IMG_9860

Neymar sente nova contusão na coxa e sai de campo machucado

Mosquito transmite a febre amarela (Foto: Reprodução / unsplash)

Bragança Paulista confirma quarto óbito por febre amarela em 2025; dois outros estão sob investigação

IMG_9915

Conheça o novo estádio provisório do Bragantino! Investimento de R$ 22 milhões

VEJA TAMBÉM

Gostaria de receber as informações da região no seu e-mail?

Preencha seus dados para receber toda sexta-feira de manhã o resumo de notícias.

add_action( 'wp_footer', function(){ ?> const lazyloadRunObserver = () => { const lazyloadBackgrounds = document.querySelectorAll( `.e-con.e-parent:not(.e-lazyloaded)` ); const lazyloadBackgroundObserver = new IntersectionObserver( ( entries ) => { entries.forEach( ( entry ) => { if ( entry.isIntersecting ) { let lazyloadBackground = entry.target; if( lazyloadBackground ) { lazyloadBackground.classList.add( 'e-lazyloaded' ); } lazyloadBackgroundObserver.unobserve( entry.target ); } }); }, { rootMargin: '200px 0px 200px 0px' } ); lazyloadBackgrounds.forEach( ( lazyloadBackground ) => { lazyloadBackgroundObserver.observe( lazyloadBackground ); } ); }; const events = [ 'DOMContentLoaded', 'elementor/lazyload/observe', ]; events.forEach( ( event ) => { document.addEventListener( event, lazyloadRunObserver ); } );