Rebaixado no Campeonato Brasileiro no ano passado, o Santos vive o mesmo pesadelo em 2024, só que agora no Brasileirão Feminino.
Diferentemente dos homens, as Sereias da Vila tinham uma boa expectativa para a temporada, afinal a equipe garantiu vaga para a Copa Libertadores, depois de chegar na semifinal do Brasileirão, no ano de 2023. A tendência era que a equipe garantisse vaga para o mata-mata da competição nacional com certa facilidade.
No entanto, as Sereias da Vila entraram numa crise sem fim e o rebaixamento está próximo. Com apenas duas vitórias em 12 jogos, a equipe ocupa a 14ª posição na competição que tem 16 clubes. Restando apenas três partidas para o fim da primeira fase, o Santos precisa vencer os jogos e ainda torcer contra os adversários.
Para piorar o cenário, o primeiro time fora da zona de rebaixamento, Internacional, tem seis pontos a mais que o Santos, com dois jogos a menos. Assim, as Sereias podem ser rebaixadas já no próximo domingo (23/06), quando enfrentam o Grêmio, às 18h, na Vila Belmiro.
A matemática é simples, se o Santos vencer continua vivo na luta contra o rebaixamento. Em caso de empate ou derrota, o time terá que torcer para o rival São Paulo, no duelo contra o Internacional, que acontece às 11h do mesmo dia, no Rio Grande do Sul.
Crise
Apesar do futebol feminino ser um dos cinco pilares da gestão do presidente Marcelo Teixeira, o que se viu nesta temporada foi totalmente o contrário.
A equipe passou por uma grande reformulação, muitas jogadoras de destaque saíram, como a atacante Cristiane que foi para o Flamengo.
Além disso, o Santos teve três técnicos durante a competição, Bruno Silva que saiu depois dos maus resultados, Kleilton Lima que ficou apenas um jogo e decidiu se afastar do cargo, após a repercussão das cartas com denúncia de assédio feitas por atletas e por fim, Gláucio Carvalho.
No Brasileirão Feminino, o Santos colecionou alguns vexames, como a goleada do Flamengo por 7 x 0 e do Palmeiras, pelo placar de 6 x 0.
Luta contra o rebaixamento
11° Real Brasília – 16 pontos (13 jogos)
12º Internacional – 13 pontos (10 jogos)_
13º Botafogo – 10 pontos (13 jogos)
14° Santos – 7 pontos (12 jogos)
15º Avaí/Kindermann – 6 pontos (13 jogos) *rebaixado 16º Atlético/MG – 1 ponto (12 jogos) *rebaixado
16º Atlético/MG – 1 ponto (12 jogos) *rebaixado