Moradores de Praia Grande deixaram o prédio em que moravam às pressas na noite desta quinta-feira (18/07) na Rua Guaianases, no bairro Tupi. Isso porque eles relatam terem se assustado após sentir um tremor na estrutura. (veja no vídeo abaixo)
Isso porque na mesma hora um terremoto de magnitude 7,4 graus atingia o Chile. O Centro de Sismologia da USP (SismoUSP) informou que recebeu centenas de relatos de pessoas que sentiram um tremor por volta das 23h. A maior parte dos relatos vieram da cidade de São Paulo. O abalo aconteceu no norte do Chile próximo à fronteira com a Argentina.
Veja também:
Em Praia Grande, o Corpo de Bombeiros foi acionado pelos moradores do prédio por volta das 23h04. Segundo os militares, não houve nenhum dano causado pelo tremor. A Defesa Civil também foi acionada para avaliação estrutural dos imóveis. Só depois disso os moradores se sentiram seguros pra voltar ao prédio.
Ainda na Baixada Santista, moradores de Santos e São Vicente também disseram que sentiram reflexos do tremor no Chile.
Interior de São Paulo
Moradores de ao menos cinco cidades da região de Campinas também relataram ter sentido a terra tremer na noite desta quinta-feira. Os relatos vieram de Campinas, Americana, Hortolândia, Valinhos, Paulínia e Piracicaba.
Como isso é possível?
Ainda de acordo com o SismoUSP, a capital paulista está localizada sobre uma bacia sedimentar que possui a característica de amplificar ondas sísmicas. Não é tão raro assim, portanto, que sismos ocorridos nos Andes sejam sentidos em São Paulo, principalmente em bairros mais altos e também por moradores de prédios. Apesar da sensação estranha sentida pelas pessoas, as chances de danos estruturais causados por um tremor tão distante são bastante pequenas.