O apagão cibernético que afetou o mundo inteiro nesta sexta-feira (19/07) também causou atrasos em voos no Aeroporto Internacional de Viracopos, em Campinas.
A concessionária que administra o aeroporto informou que a falha impactou o sistema de check-in da companhia aérea Azul, resultando em um total de 15 voos de chegada e 24 voos de partida atrasados até às 11h30.
A Azul Viagens, por meio de nota, informou que devido às instabilidades, alguns voos foram diretamente afetados e atrasos pontuais podem ocorrer. A empresa recomenda que os clientes com voos marcados para esta sexta feira (19/07) cheguem cedo ao aeroporto.
Notas
Aeroporto Internacional de Viracopos
A falha e a instabilidade global em uma plataforma utilizada pela Azul impactaram o sistema de check-in da companhia aérea, gerando um total de 15 voos atrasados de chegada e 24 voos de partida até às 11h30 desta sexta-feira (19/07) no Aeroporto Internacional de Viracopos, em Campinas (SP).
A concessionária Aeroportos Brasil Viracopos acionou planos de contingência para reduzir os impactos decorrentes dessa falha. Os demais sistemas do Aeroporto de Viracopos operam normalmente.
Companhia Azul Viagens
A Azul informa que, devido intermitência no serviço global de Tecnologia da Informação, que impacta diretamente o sistema de reservas e operação na aviação mundial, alguns voos podem sofrer atrasos pontuais. A recomendação é que os Clientes, que possuem voo hoje e ainda não realizaram o check-in, cheguem ao aeroporto mais cedo e dirijam-se ao balcão de atendimento da Companhia. A Azul lamenta eventuais transtornos causados aos Clientes.
Apagão cibernético
Uma atualização de software causou estragos em sistemas de computadores em todo o mundo nesta sexta-feira (19), suspendendo voos, forçando algumas emissoras a sair do ar e afetando serviços bancários e de saúde.
Uma atualização de um produto oferecido pela empresa global de segurança cibernética
CrowdStrike parece ter sido o gatilho, afetando clientes que usam o sistema operacional Windows, da Microsoft. A Microsoft informou que o problema há havia sido corrigido.
O presidente-executivo da CrowdStrike, George Kurtz, afirmou na plataforma de rede social X que a empresa estava “trabalhando ativamente com clientes afetados por um defeito encontrado em uma única atualização de conteúdo para hosts do Windows” e que uma correção estava sendo implantada.
“Este não é um incidente de segurança ou ataque cibernético”, disse Kurtz no post.