fbpx
Search
Close this search box.

Ensaio aberto da Sinfônica de Campinas encanta público no Teatro Castro Mendes

Maestro Carlos Prazeres e espectadores celebraram os preparativos antes da apresentação no Festival de Inverno de Campos do Jordão, no domingo

Cerca de 330 pessoas foram ao Teatro Castro Mendes, na manhã desta sexta-feira (19/07), para assistir ao Ensaio Aberto da Orquestra Sinfônica Municipal de Campinas. O evento, que teve início às 10 horas e se estendeu até as 11h45 para o público, contou com a participação do maestro Carlos Prazeres e do pianista Cristian Budu. O Ensaio Aberto foi a preparação para o concerto da Orquestra no Festival de Inverno de Campos do Jordão no domingo (21/07) às 16h30, no Auditório Cláudio Santoro.

O público aprovou o repertório que mescla música clássica com música erudita e música de concerto. “Minha mãe sempre colocava músicas da Barbie para mim, e todas as músicas de Tchaikovsky estavam lá. Sempre gostei muito desse tipo de música”, disse Geanielli de Castro, que foi ao ensaio aberto. Ela não vai a Campos do Jordão, mas aproveitou cada momento do ensaio aberto.

Ela tem 19 anos e é envolvida com a música clássica desde os 6 anos. Geanielli toca piano e, durante o ensaio, a “menina maestrina” acompanhava com as próprias mãos os movimentos do maestro, os gestos que orientam os músicos quanto ao compasso das obras. A “menina maestrina” também, ao final da apresentação, conversou com o maestro sobre o oboé.

Sônia Ferreira, emocionada por estar presente no ensaio aberto, expressou o sentimento geral da plateia: “É a primeira vez que venho acompanhar a Orquestra depois da pandemia; o sentimento é maravilhoso. Eu participava bastante antes, mas até retomar tudo foi um processo muito difícil.”

O maestro Carlos Prazeres, regente da Sinfônica de Campinas, enfatizou a importância dos ensaios abertos. “O ensaio aberto permite ao público testemunhar o processo criativo da orquestra, como também reforça seu papel vital na comunidade cultural de Campinas.”

Prazeres, que começou sua jornada com a orquestra aos 15 anos como bolsista do Festival de Campos do Jordão, destacou a conexão única da Sinfônica de Campinas com seu público. “Eu me lembro que houve uma comoção muito grande após a apresentação, que foi comandada pelo maestro Benito Juarez. Era um público imenso, e quando esse público invadiu ali a sala, eu me lembro que a energia da Orquestra Sinfônica de Campinas tomou aquele auditório. E é essa tradição que a gente quer trazer de volta no Festival de inverno de Campos do Jordão.”

Serviço:

Concerto da Sinfônica no Festival de Inverno de Campos do Jordão

Dia: 21/7 (domingo)

Hora: 16h30

Local: Auditório Claudio Santoro

Endereço: avenida Dr. Luís Arrobas Martins, 1.880, Alto Boa Vista, Campos do Jordão

Autor

Mais lidas

Manifestantes fazem ato em Santos pelo fim da escala 6 x 1

Homem esfaqueia companheira e foge do local do crime em Indaiatuba

Mulher é investigada após levar bebê supostamente achado em lixeira à UPA

MP pede que trio acusado de matar Igor Peretto indenize família em R$ 300 mil

Igor Peretto descobriu a traição da esposa enquanto estava no carro com Mario Vitorino

VEJA TAMBÉM