Santos realiza ações em diversas policlínicas da cidade voltadas à conscientização e prevenção do diabetes. A programação inclui testes de glicemia, palestras, orientações sobre alimentação saudável, uso correto de medicamentos e insulina, além de atividades de incentivo à prática de exercícios físicos.
As atividades são realizadas em referência ao Dia Nacional do Diabetes, em 26 de junho, e, de acordo com a Prefeitura, têm como objetivo ampliar a conscientização sobre a prevenção, o diagnóstico precoce e o controle da doença.
Lista das atividades realizadas:
Sexta-feira (26)
- 8h às 16h – Testes de glicemia capilar por livre demanda e palestra na sala de espera
Local: Policlínica Conselheiro Nébias – Avenida Conselheiro Nébias, 457
- 8h às 16h – Testes de glicemia capilar por livre demanda
Local: Policlínica do José Menino – Rua Doutor Carlos Alberto Curado, 77 A
- 8h às 16h – Testes de glicemia capilar por livre demanda
Local: Policlínica do Gonzaga – Rua Assis Corrêa, 17
- 8h às 16h – Ação especial para participantes do Hiperdia
Local: Policlínica da Aparecida: Avenida Pedro Lessa, 1.728
- 8h30 – Oficina Panela Aberta, com alunos de Nutrição da Unifesp, e testes de glicemia capilar
Local: Policlínica da Vila Mathias – Rua Xavier Pinheiro, 284
- 9h às 15h – Testes de glicemia capilar e orientações para participantes do Hiperdia
Local: Policlínica do Campo Grande – Rua Carvalho de Mendonça, 607
- 9h – Atividade do Pelotão da Saúde com orientações sobre atividade física e controle do diabetes para participantes do Hiperdia
Local: Policlínica do Marapé – R. São Judas Tadeu, 156
- 9h – Dia D com palestra sobre os riscos da falta de controle da doença
Local: Policlínica da Vila Nova – Praça Iguatemi Martins, s/nº
- 9h e 13h – Busca ativa de pacientes diabéticos, avaliação de glicemia, aferição de pressão arterial, vacinação, testes rápidos, orientações sobre hábitos saudáveis, avaliação do pé diabético e solicitação de exames complementares
Local: Policlínica da Areia Branca – Rua Francisco Lourenço Gomes, 118
Segunda-feira (29)
- 10h – Encontro do grupo Movimente-se com orientações sobre mudanças no estilo de vida, uso correto de insulina e medicamentos, além de alimentação saudável
Local: Policlínica do José Menino – Rua Doutor Carlos Alberto Curado, 77 A
De acordo com a Sociedade Brasileira de Diabetes, no Brasil, cerca de 20 milhões de pessoas convivem com o diabetes, o que corresponde a aproximadamente 10% a 10,5% da população. O país ocupa a quinta posição no mundo em número de casos da doença.
Diabetes
De acordo com o Ministério da Saúde, a diabetes é uma doença que ocorre quando o corpo não produz insulina em quantidade suficiente ou não consegue utilizá-la de forma adequada. A insulina é um hormônio responsável por controlar o nível de açúcar no sangue e transformá-lo em energia para o funcionamento do organismo.
A doença pode elevar o nível de açúcar no sangue, e essa alteração, quando não controlada, pode causar problemas no coração, nas artérias, nos olhos, nos rins e nos nervos. Em situações mais graves, a doença pode levar à morte.
Diabetes mellitus pode se manifestar de diferentes formas e apresenta vários tipos:
- Diabetes tipo 1: é uma doença de longo prazo e não contagiosa, que pode ter relação com fatores hereditários. Nela, o sistema de defesa do próprio corpo ataca e destrói as células do pâncreas responsáveis por produzir insulina. Com isso, o organismo passa a ter pouca ou nenhuma produção desse hormônio, que é essencial para controlar o açúcar no sangue;
- Diabetes 2: Acontece quando o corpo não consegue usar bem a insulina que produz. Ele está geralmente associado a fatores como excesso de peso, sedentarismo, níveis elevados de triglicerídeos, pressão alta e alimentação inadequada;
- Diabetes gestacional: O diabetes gestacional é uma condição que pode surgir durante a gravidez. Nesses casos, o nível de açúcar no sangue fica acima do normal, mas não chega a ser classificado como diabetes tipo 2. Por isso, é importante que toda gestante realize exames de acompanhamento regularmente durante o pré-natal;
- Pré-diabetes: quando a quantidade de açúcar no sangue está acima do normal, mas ainda não é alta o suficiente para ser considerada diabetes tipo 1 ou tipo 2. Essa condição funciona como um sinal de alerta do organismo;
- Dabetes LADA (Diabetes Autoimune Latente do Adulto): é um tipo de diabetes que aparece em adultos. Ele ocorre quando o próprio sistema de defesa do corpo ataca e destrói as células do pâncreas responsáveis pela produção de insulina.