fbpx
Search
Close this search box.

PF prende suspeito em operação contra rádios clandestinas em Campinas

Mandados foram cumpridos como parte de um desdobramento da terceira fase da Operação Frequência Negativa III

A Polícia Federal cumpriu na manhã desta terça-feira (23/07) mandados de busca e apreensão em Campinas, como parte da terceira fase da Operação Frequência Negativa, que visa reprimir crimes contra as telecomunicações através do funcionamento de duas rádios clandestinas.

As investigações que motivaram os mandados são resultado de um esforço conjunto da Polícia Federal, Ministério Público Federal e ANATEL, iniciado em 2023 para combater atividades irregulares de radiofrequência não autorizadas.

Em um dos endereços, localizado no bairro Jardim Oziel próximo ao Aeroporto Internacional de Viracopos, foram encontrados equipamentos de radiofrequência, resultando na prisão em flagrante de um homem conduzido à Delegacia de Polícia Federal em Campinas.

No outro endereço, a rádio já havia encerrado suas atividades e passou a utilizar canais em redes sociais.

Na primeira fase da operação, em janeiro, foi constatada interferência na faixa de frequência utilizada pelo Aeroporto de Viracopos na comunicação entre controladores de solo e aeronaves em voo. Em março, uma nova fase da operação resultou no fechamento de novos pontos de emissão de radiofrequência em Campinas e Indaiatuba.

Na última quinta-feira (18/07), outro equipamento de radiofrequência foi encontrado e apreendido em Valinhos. A prática clandestina de atividades de telecomunicações pode acarretar pena de até quatro anos de prisão, conforme o artigo 183 da Lei n. 9.472/97.

Autor

Mais lidas

Mulher é investigada após levar bebê supostamente achado em lixeira à UPA

MP pede que trio acusado de matar Igor Peretto indenize família em R$ 300 mil

Adolescente de Rio Claro morre afogado durante excursão escolar

Igor Peretto descobriu a traição da esposa enquanto estava no carro com Mario Vitorino

Confira as mensagens que Mário trocou com esposa de Igor Peretto antes do crime

VEJA TAMBÉM