A 23ª edição do Festival de Inverno de Amparo chegou ao fim neste domingo (28/07). O evento, que começou no dia 5 de julho, contou com mais de 150 atrações gratuitas e se estendeu por 24 dias, com apresentações em quatro palcos simultâneos. Cerca de 500 mil pessoas passaram pelo município durante o festival.
Dentro da antiga estação ferroviária da cidade, artesãos e produtores locais puderam comercializar seus produtos. Além disso, mais de 63 barracas de comidas estavam presentes na praça de alimentação do festival. Rodinei Giglioli, empresário que vendeu hambúrgueres artesanais em sua barraca todos os dias do evento, contou que a temporada do festival é um mês incrível para os comerciantes. “É um mês incrível de alto faturamento, com muitos dias de movimento intenso e fluxo na cidade”, relatou Rodinei.
O secretário de governo de Amparo, Luis Felipe de Paulo, afirmou que a expectativa é que o dinheiro investido retorne para a cidade. “Temos a expectativa de que cada real investido pela Prefeitura de Amparo retorne R$20,00 na economia local”, apontou o secretário. Ele também informou que, com a movimentação turística em hotéis, pousadas, postos de combustíveis e comércios locais, o município espera arrecadar cerca de R$ 65 milhões.
A população aproveitou os 24 dias de evento com muita segurança. Não foram registrados furtos ou brigas. Valdirene Neves, que mora próxima ao local do evento, relatou que gostou muito do festival e da segurança. “Não vi nenhuma briga, e eu moro aqui do lado”, contou a balconista.