Rumo a um futuro promissor, a COPLACANA apresenta a você os dois novos profissionais que lideram a cooperativa, os quais agregam experiências vastas em gestão.
Com dedicação, empenho e comprometimento, eles trazem consigo uma visão inovadora, no intuito de fortalecer ainda mais a relação com o cooperado.
Neste perfil, conheça mais sobre João Paulo Felix dos Santos, Diretor Administrativo do Conselho de Administração, eleito em Assembleia, e Eliane Viotto, Superintendente Administrativa Financeira.
Quem é
JOÃO PAULO FELIX DOS SANTOS
Veio de uma família produtora de cana e prestadora de serviços em plantio e colheita de cana para os produtores e fornecedores de cana da Usina Ester, no município de Cosmópolis/SP.
Durante toda a sua vida, trabalhou na roça e na prestação de serviços com a cultura de cana-de-açúcar.
Em 2008, devido à uma crise no setor, decidiu buscar novas oportunidades no mercado de trabalho.
É formado em Engenharia Agronômica pela Universidade Federal de Viçosa (2002 – 2007).
Sua trajetória profissional iniciou-se em 2 de maio de 2009, quando foi contratado como Engenheiro Agrônomo pela Afocapi (Associação dos Fornecedores de Cana de Piracicaba).
Muito grato pela oportunidade, durante esse período continuou buscando desenvolvimento e qualificação, e realizou um MBA em Agronegócios pela USP – Esalq (2011-2012).
Em outubro de 2013, foi indicado para assumir a gerência da filial da COPLACANA em Cosmópolis/SP.
Era a oportunidade que projetava.
Imediatamente, buscou ampliar seus conhecimentos em liderança e fez uma qualificação em Gestão de Pessoas pela Unicamp (2014).
Em 2017, recebeu o convite para assumir o desafio de Gerente Regional de Negócios na COPLACANA, sendo responsável pela Regional Piracicaba, que contempla nove unidades.
Em 2018, com o apoio da cooperativa, realizou o MBA em Gestão Estratégica de Pessoas – Desenvolvimento Humano de Gestores – in Company, pela FGV.
Em 26 de março de 2024, foi eleito por aprovação da Assembleia Geral Ordinária para fazer parte do Conselho de Administração da COPLACANA, como Diretor Administrativo.
Revista COPLACANA: Quais são os maiores desafios que você prevê enfrentar como Diretor Administrativo da COPLACANA, eleito em Assembleia?
O ambiente de negócios a nível mundial está desafiador, e fatos inesperados podem impactar diretamente nosso negócio de um minuto para o outro.
Trabalharmos com o máximo de previsibilidade e com mecanismos de proteção nas negociações e de câmbio, políticas de caixa mínimo, e riscos calculados, nos proporcionará segurança e competitividade nos negócios.
Assim, garantimos produtos e insumos altamente competitivos aos nossos cooperados, com segurança de disponibilidade.
Fortalecer e potencializar a essência do cooperativismo e todas as contribuições positivas que podem agregar para nossos cooperados, suas famílias, o ambiente e a sociedade.
Trabalhamos o valor com os parceiros, consolidando benefícios aos nossos cooperados a curto, médio e longo prazo.
Internamente, um importante desafio é manter a integralidade do nosso time de gestores, líderes e colaboradores alinhados à nossa cultura, valores e princípios, garantindo um atendimento diferenciado aos nossos cooperados e clientes, e construindo a fidelidade do nosso cooperado com alto grau de satisfação.
Revista COPLACANA: Como você pretende alcançar os objetivos de sua área na cooperativa?
Como Diretor Administrativo do Conselho, tenho responsabilidades em todas as áreas e ações da COPLACANA.
Portanto, promover a capacitação e desenvolvimento contínuos na formação de um time de excelência; garantir o atendimento profissional e segurança nas operações nos credencia em promover o nome da COPLACANA como referência em produtos, soluções, serviços, consultoria, atendimento e tecnologia para nossos cooperados.
Contribuir para o alinhamento estratégico das múltiplas áreas internas da COPLACANA, convergindo nos mesmos propósitos de qualidade e satisfação do nosso cooperado.
Revista COPLACANA: Quais são suas prioridades para os próximos meses como Diretor Administrativo?
Trabalhar em conjunto com as áreas das três Diretorias Executivas, melhorando a adaptabilidade de controles internos, com visibilidade prática nas ações, suportando decisões para mitigar riscos e possíveis impactos à cooperativa, com padrões de excelência em Governança.
Como prioridade, trabalharmos em sinergia onde todas as áreas da COPLACANA estejam focadas em fortalecer a relação, a construção de valor e a conexão com nosso cooperado.
Sempre pensar na cooperativa de forma sustentável, sólida e segura a curto, médio e longo prazo, com crescimento e inovação contínuos.
Revista COPLACANA: Como você pretende otimizar os processos administrativos da COPLACANA e quais projetos já têm em mente?
Para fortalecer a cooperativa em um mercado altamente competitivo, prioritariamente trabalhamos a qualidade da experiência do nosso cooperado e cliente.
Este pilar está diretamente relacionado com pessoas, com a qualificação do Time COPLACANA, com o atendimento baseado em conhecimento e construção de geração de valor.
Também está conectado com inovação, trazendo o que há de mais moderno em boas práticas que agreguem resultados do nosso cooperado.
E, está ligado às práticas de excelência em Governança e ESG, fortalecendo a cooperativa, o cuidado com meio ambiente e da sociedade, além da diversificação dos negócios para atender por completo e com qualidade as necessidades dos nossos cooperados agropecuaristas.
Revista COPLACANA: Como você planeja acompanhar e medir o desempenho da área administrativa para garantir a qualidade dos serviços administrativos prestados aos cooperados?
Ouvindo os cooperados.
A cooperativa é dos cooperados, e o principal indicador de performance e desempenho vem dos próprios cooperados, dos clientes, dos Conselhos de Administração e do Conselho Fiscal, e do mercado com os stakeholders conectados ao nosso ambiente de negócios.
Temos nossos indicadores internos, mas a consagração da qualidade é a validação dos nossos cooperados em agilidade, prazo e qualidade nas entregas.
Revista COPLACANA: Quais são suas expectativas para o futuro da COPLACANA?
Espero uma cooperativa sólida, robusta e pujante, que faça a diferença na vida de muitos cooperados e suas famílias, conectando seus sonhos e ajudando a transformar suas vidas positivamente.
Podendo ser em resultados, em sucessão, em expansões, em diversificação das atividades ou na consolidação das famílias com êxito em suas atividades.
Enxergo a COPLACANA como uma referência nacional e internacional na aplicação das melhores práticas cooperativistas e de ESG, e em qualidade de atendimento e satisfação do cooperado.
Quem é
ELIANE VIOTTO
Formada em Administração de Empresas, com MBA em Contabilidade, Governança e Controle pela USP e MBA em Gestão Empresarial pela FGV.
Dispõe de mais de 19 anos de experiência na área Administrativa Financeira.
Atua sempre com disposição de inovar e buscar soluções e reestruturações, com foco no resultado e sucesso da empresa dentro de padrões de controle e acompanhamentos.
O processo de trabalho desenvolvido está focado em três pilares: tecnologia, pessoas e processos.
Com vivência e capacidade para as funções, possui vasta experiência na otimização de processos, automatizações, sistema SAP e excelência em controles de tesouraria, como fluxo de caixa, processos, hedge contábil e financeiro, acompanhamento e gestão de orçamentária.
Atuou na reestruturação do departamento financeiro de uma usina de grande porte e de uma empresa de fertilizantes, trazendo eficiência e transparência nos processos para acionistas e investidores, possui expertise no acompanhamento e controle de contenções de despesas e focada na excelência processuais e melhores controles, visando a maximização dos resultados com o menor custo operacional.
Buscando a otimização dos processos implantou políticas e programa de integridade e participou da liderança nos programadas de ESG, como relatório de sustentabilidade, inventário de GEE, Renova Bio, Cbios, Canal de denúncia, código de ética, entre outros.
Trabalhou atuando em acompanhamento, análises e liderança em auditorias contábeis externas, mesmo como integrante de comitê de ética, comitê financeiro, conselho administrativo, nos quais era a responsável de efetuar os reports aos acionistas internos e externos.
Liderou junto a advogados diversas alterações de estruturas societárias em um grupo econômico, e acompanhou as formalizações de contratos entre sociedades e JV’s.
Foi Diretora Administrativa/Financeiro, liderando os departamentos de suprimentos, planejamento financeiro, tesouraria, contabilidade, jurídico, departamento pessoal e custos.
O tempo e experiência trouxeram grande capacidade de formar times voltados a resultados e engajados ao processo e a empresa.
Por domínio sistêmico dos departamentos administrativo e em todo processo liderou e gerenciou várias Due Diligence operacionais.
Revista COPLACANA: Quais são os maiores desafios que você prevê enfrentar como Superintendente Administrativa Financeira da COPLACANA?
O maior desafio aqui na verdade se resume ao desafio do mercado neste momento, estamos vindo de uma 2023 difícil com queda de preços nos insumos e estoque altos. O momento é de reinventar, de inovar, buscar alternativas com margens melhores que tragam mais viabilidade ao negócio e ao crescimento.
A COPLACANA tem um planejamento estratégico e financeiro de cinco anos, bem traçado e fundamentado e vamos buscá-lo
Revista COPLACANA: Como você pretende alcançar os objetivos de sua área na cooperativa?
O departamento administrativo financeiro possui uma equipe altamente capacitada, com muitos profissionais de anos na cooperativa que conhecem, além da teoria, todo histórico e comportamento do nosso negócio.
O objetivo é trazer a maior sinergia dessas áreas, a interação mais assídua com as demais, para todos “embarcarem” no mesmo propósito traçado pela COPLACANA.
Será importante pensar, planejar e trazer novas alternativas econômicas e financeiras.
Revista COPLACANA: Quais são suas prioridades para os próximos meses como Superintendente Administrativa Financeira?
A prioridade está em cuidar dos números da cooperativa, trazer operações financeiras que possibilitem o avanço contínuo que a empresa tem buscado e melhores custo.
Além de focar em melhorares processos, automatizações e inovações para a empresa.
Revista COPLACANA: Quais medidas serão essenciais para garantir o controle dos custos e a rentabilidade da cooperativa?
Estabelecemos metas e acompanhamento assíduo do orçamento, retomamos alguns comitês, como o de capex e comitê de resultados junto à presidência para maior efetividade e agilidades nas tomadas de decisões.
Também estamos implantando um programa orientativo financeiro onde envolvemos todos os líderes comerciais para conhecer e aprender os números da empresa e da sua filial mensalmente. E esses processos já têm nos trazido resultados positivos.
Precisamos para este ano dispor de mais acessibilidade à informação, acompanhamento crítico e assíduo, automatizações das operações para demandarem menos esforços e trazendo agilidade.
Revista COPLACANA: Que mensagem você gostaria de transmitir aos cooperados?
A mensagem que deixo é que será um ano de grandes desafios para a COPLACANA, mas que também será um ano de nos fortaleceremos e trazermos novas oportunidades e novos caminhos.
A busca do crescimento contínuo é indiscutível, e em meio a um ano desafiador, seremos mais resilientes e corajosos para superarmos obstáculos e continuar oferecendo o melhor para nosso cooperado, foco principal de todo o nosso trabalho.