Com a contagem regressiva para o Concurso Nacional Unificado (CNU), o “Enem dos Concursos”, chegando ao fim, muitas dúvidas podem surgir de última hora nos candidatos. No próximo domingo (18), cerca de 2,1 milhões de pessoas irão disputar 6.640 vagas para 21 órgãos do governo federal, sendo o maior da história do país em número de inscritos. Os salários variam de R$ 4.008,24 a até R$ 22.921,71. Para dar conta de tanta procura, as provas serão aplicadas em 228 municípios.
O VTV News separou tudo o que você precisa saber antes, durante e depois da prova, além de dicas para garantir uma boa pontuação.
Onde vou fazer a prova?
Pelo site da Fundação Cesgranrio – organizadora do processo seletivo – o candidato pode acessar informações como número de inscrição, data, hora e local de prova. No documento também é possível verificar se as informações do Cartão de Confirmação de Inscrição do Concurso Público Nacional Unificado (CPNU) estão corretas. Caso não estejam, é preciso solicitar a correção dos dados.
O que levar (e não levar)?
É obrigatório a apresentação documento de identidade original com foto, além de caneta preta de material transparente para preencher o gabarito. No entanto, Os candidatos serão permitidos documentos digitais para a identificação pessoal, como o e-Título, a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) Digital e o RG digital, apenas nos aplicativos oficiais ou pela Carteira de Documentos Digitais do portal, ou no aplicativo Gov.br que, após instalado no celular, pode ser acessado mesmo sem conexão com internet.
Além disso, apesar de não ser obrigatório, o Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI) recomenda levar o cartão de confirmação no dia da prova.
É proibido a utilização de aparelhos eletrônicos como celular, agendas eletrônicas, gravadores, pendrive, mp3 player, fones de ouvido, chaves com alarme ou com qualquer outro componente eletrônico, relógios de qualquer natureza e microcomputadores portáteis durante a realização da prova. Além disso, levar alimentos ou garrafa de água que não tenham embalagens transparentes e o uso de óculos escuros, chapéu, boné, gorro e protetores auriculares (como fones de ouvido).
Dicas para a prova
O professor Eduardo Cambuy, entrevistado pelo SBT Brasil, separou duas dicas fundamentais para os candidatos terem mais chances de aprovação:
- Não ficar vendo conteúdo com pressa e de última hora;
- Garantir a pontuação daquilo que já estudou;
- É recomendado o uso de roupas e sapatos confortáveis.
- “Quem quiser ficar vendo conteúdo, adquirindo matéria nova e partir para o desespero agora na reta final, vai se prejudicar porque a probabilidade de errar é a mesma e vai deixar pontos preciosos daquilo que a pessoa já estudou” disse o professor Eduardo Cambuy, entrevista pelo SBT Brasil.
O tempo mínimo de permanência nos locais de provas em ambos os turnos será de duas horas. Quem deixar a sala antes será eliminado do concurso. Além disso, não será permitido levar o caderno de provas.
📲 Participe dos canais VTV News no WhatsAppO que fazer no dia do exame?
No dia do exame, o recomendado é desacelerar a rotina de estudos, para “não se manter sob estresse intenso e chegar muito estressado”, segundo a psicóloga Gabriele Araújo, especializada na saúde mental de concurseiros. “Você também precisa começar a criar pensamentos, mentalizações de que você confia, de que vai dar certo, de que você tem competência e de que o que você vai fazer lá no dia é uma boa prova”.
Ingerir alimentos leves, se alongar, fazer exercícios de respiração são outras recomendações que ajudam a manter a calma. “É importante tentar vencer essas preocupações desde agora, assim, lá no dia da prova, você já chega se sentindo mais estável, mais tranquilo, e vai dando tudo certo”.
Quando terei acesso ao gabarito?
Por questões de segurança, os candidatos não poderão levar pra casa os cadernos de questões ou anotações do próprio gabarito. Na noite de domingo (18), as questões serão divulgadas. Já a divulgação preliminar do gabarito será publicada na próxima terça-feira (20). No entanto, o candidato só terá acesso ao próprio caderno de respostas no dia 10 de setembro e a divulgação das notas finais das provas objetivas e da nota preliminar da discursiva no dia 8 de outubro. A convocação deve começar apenas em 2025.
“É uma ansiedade de um mês que os candidatos de alguma forma vão ter que saber superar. É mais uma inovação que a gente coloca. provavelmente muita gente vai precisar de ‘Maracujina’ pra lidar com a situação, mas acho que ela é uma coisa viável e vem pra garantir segurança.” Pedro Assumpção Alves, assessor especial do CPNU – Concurso Público Nacional Unificado.
Expectativa é grande entre os candidatos
Faltando poucos dias para a tão esperada prova, os nervos vão ficando à flor da pele.
“Muito ansiosa. Não estou dormindo, não estou vivendo, me preparando pra ele [o concurso].” afirmou a candidata Josianne Costa, que é ouvidora
“Já realizei concursos anteriores, mas este como ele tem um leque maior de oportunidades então estou depositando um pouco mais de esperança nele.” disse a candidata Cristiane Nascimento, que é analista de atendimento ao cliente.
*Do SBT News