A Polícia Civil de Campinas deflagrou, nesta sexta-feira (23), uma operação com o objetivo de prender os responsáveis pelo furto e adulteração de combustíveis e derivados de petróleo em Cosmópolis.
De acordo com o delegado da Delegacia de Investigações Gerais (DIG), Elton Costa, a investigação inicialmente acreditava que o local funcionava como um ponto de falsificação de combustíveis. No entanto, foi descoberto que também ocorria o furto do material. “O motorista, ao realizar o transporte, furtava uma parte do combustível e completava a quantidade com água para não ser descoberto”, contou o delegado.
Segundo a polícia, há suspeitas de que o local estava em funcionamento desde o início de agosto. Conforme apurado, em média uma carreta era carregada com o material obtido de forma ilegal a cada três ou quatro dias.
“Os policiais identificaram a entrada de caminhões de combustíveis em um local onde não havia nenhuma inscrição indicando que se tratava de uma empresa voltada a isso. Então, eles começaram a realizar um monitoramento e, na data de ontem (22), abordaram a entrada de um dos caminhões e descobriram o que realmente acontecia”, explicou Elton Costa.
No local, foram apreendidas quatro carretas e dois caminhões, que foram levados para um pátio em Cosmópolis. Dois homens que estavam no local e eram funcionários do esquema ilegal foram ouvidos e liberados. A investigação continua para determinar outros envolvidos.