A atleta de Santos, Beth Gomes será a porta=bandeira do Brasil na Cerimônia de Abertura dos Jogos Paralímpicos, que acontece nesta quarta-feira (28/08). Ela estará ao lado do nadador Gabriel Araújo que também vai levar a bandeira do País.
Beth Gomes é uma das maiores esperanças de medalha do Brasil no atletismo, em Paris. Após o ouro em Tóquio e o tricampeonato mundial, ela busca o bicampeonato paralímpico no lançamento de disco, agora na classe F53 (que competem sentados). Ela chega na disputa com o atual recorde mundial, 18,45m, batido no final do mês de junho e superando a sua própria marca, que era de 17,80m, registrada nos Jogos Parapan-Americanos de Santiago 2023.
Beth também representará o Brasil no arremesso de peso, onde é a atual recordista mundial na classe F53, com 7,75m, atingidos no Mundial de Paris, em 2023. Porém, nos Jogos Paralímpicos, ela disputará a prova em classe agrupada das classes F53/F54.
Para entender a diferença entre as categorias do paratletismo, tanto a F53 quanto a F54 são para atletas com transtorno do movimento de alto grau na base do tronco e nas pernas. Porém, no F53, os atletas também têm transtorno do movimento de baixo grau nas mãos, o que afeta a sua capacidade de agarrar.