A VTV/SBT realizou as sabatinas com os três candidatos a prefeito de Guarujá que estão melhores colocados nas últimas pesquisas nesta quarta-feira (28). Farid Madi (Podemos), Raphael Vitiello (PP) e Nicolaci (PL) participaram das entrevistas. O tema central foi segurança.
A cidade de Guarujá registrou diversos casos de violência nos últimos meses, sobretudo com a Operação Escudo e a Operação Verão. Os casos de homicídios dolosos, quando há intenção de matar, cresceu 80% no primeiro trimestre de 2024 comparado ao mesmo período do ano passado. Nicolaci comandou um pelotão da Rota em São Paulo e a Guarda Municipal de Guarujá.
“Fiquei 20 anos na Polícia Militar. Atuei na área militar e civil. Nós temos dois tipos de crime: o tráfico de drogas internacional com o PCC (Primeiro Comando da Capital) envolvido e o crime do dia a dia que pega o turista. Abandonaram qualquer equipamento que envolva a parte de segurança turística. Está funcionando uma de 200 câmeras de segurança”, comentou o ex-policial. Ele defende a ‘tolerância zero’ para corrupção. “Organizar grupos de fiscalização de contratos para fazer gestão sobre isso”, afirma Nicolaci.
Farid Madi (Podemos), que já foi prefeito da cidade entre 2005 e 2008, ressaltou os principais desafios de Guarujá, como educação, saúde, habitação e mobilidade urbana. O ex-prefeito salientou que o município tem problemas na área social e muitas pessoas que vivem na periferia acabam ficando a mercê do mundo da criminalidade. Farid comentou que criou a central de monitoramento que foi desativada após seu mandato.
“Guarujá tem esse problema e precisamos resolver, talvez esse seja um dos principais problemas que nós estamos enfrentamos hoje. Quando fui prefeito, eu investi muito em segurança, criei uma central de monitoramento que na época era a mais moderna do Brasil. Infelizmente, de lá para cá isso foi se descontruindo. Hoje não temos mais câmeras praticamente”, apontou.
O vereador Raphael Vitiello (PP) falou sobre seus projetos para o município, citando principalmente a questão da geração de empregos e o incentivo ao turismo. O candidato também destacou os planos para a área de segurança, uma das áreas mais debatidas da cidade, diante dos casos de violência nos últimos meses.
Raphael Vitiello ressaltou que é preciso um efetivo maior de guardas municipais. “Hoje temos 376 guardas para 142km de área. Precisamos de agentes mais equipados e vou invesitr principalmente em tecnologia, um exemplo que eu dou é que Praia Grande tem 3,5 mil câmeras, Guarujá só tem uma câmera em funcionamento. Vamos fazer o monitoramento da cidade, terá vizinhaça solidária, assim vamos conseguir amenizar os índices de criminalidade no município”, disse Raphael.
* Com colaboração do repórter João Pedro Bezerra
Confira as sabatinas completas: