Indicação visual de conteúdo ao vivo no site
Indicação visual de conteúdo ao vivo

Mais de 23 milhões de brasileiros vivem em áreas dominadas por facções ou milícias

Maioria dos casos estão concentrados nas grandes cidades, capitais e regiões metropolitanas
Agencia_Brasil_b5d570d262

Ao menos 23,5 milhões de brasileiros maiores de 16 anos vivem em áreas dominadas por facções criminosas ou milícias. É o que aponta um levantamento do Fórum Brasileiro de Segurança Pública (FBSP), encomendado pelo Datafolha. No geral, os casos estão concentrados nas grandes cidades, capitais e regiões metropolitanas.

“Esses dados demonstram o impacto da presença do crime organizado no dia a dia dos brasileiros, sobretudo nas grandes cidades, o que têm despertado atenção maior de jovens e adultos da faixa etária entre 16 e 24 anos”, explicou Renato Sérgio de Lima, diretor-presidente do FBSP.

Lima reforçou que essa percepção também ocorre em cidades do interior que se transformaram em pontos estratégicos da cadeia de distribuição de drogas e outros negócios ilícitos das duas principais facções criminosas do país. Atualmente, segundo ele, o principal desafio dos governos é retomar o controle sobre esses territórios.

“O Estado brasileiro está diante de um imenso desafio, que passa pela retomada do controle sobre territórios, a identificação do caminho percorrido pelo dinheiro desses grupos nacionais e transnacionais e também pelo controle de produtos do crime a partir do rastreamento de mercadorias utilizadas para lavagem de recursos”, disse.

Vigilâcia privada e cracolândia


Continua após a publicidade

O levantamento aponta ainda que 16,5% dos 2.045 entrevistados, ou cerca de 28 milhões de pessoas, afirmaram que convivem com Cracolândias, ou áreas de uso de drogas a céu aberto, em seu trajeto para casa, trabalho ou escola.

Um dos principais exemplos é a Cracolândia de São Paulo. Atualmente, os usuários se concentram nas imediações do centro da capital, incluindo as avenidas Duque de Caxias, Cásper Líbero, Mauá e no bairro Campos Elíseos. No fim de 2023, os recorrentes tumultos e roubos fizeram com que a maioria dos comerciantes deixassem os locais.

*Do SBT News

Mais lidas
A Teoria do Elo expõe a correlação entre violência doméstica e maus-tratos animal (Foto: arquivo pessoal)

O que é a Teoria do Elo, a conexão oculta entre violência doméstica e maus-tratos a animais?

cade

CADE Day debate sobre infraestrutura

IMG_9860

Neymar sente nova contusão na coxa e sai de campo machucado

Mosquito transmite a febre amarela (Foto: Reprodução / unsplash)

Bragança Paulista confirma quarto óbito por febre amarela em 2025; dois outros estão sob investigação

IMG_9915

Conheça o novo estádio provisório do Bragantino! Investimento de R$ 22 milhões

VEJA TAMBÉM

Gostaria de receber as informações da região no seu e-mail?

Preencha seus dados para receber toda sexta-feira de manhã o resumo de notícias.

add_action( 'wp_footer', function(){ ?> const lazyloadRunObserver = () => { const lazyloadBackgrounds = document.querySelectorAll( `.e-con.e-parent:not(.e-lazyloaded)` ); const lazyloadBackgroundObserver = new IntersectionObserver( ( entries ) => { entries.forEach( ( entry ) => { if ( entry.isIntersecting ) { let lazyloadBackground = entry.target; if( lazyloadBackground ) { lazyloadBackground.classList.add( 'e-lazyloaded' ); } lazyloadBackgroundObserver.unobserve( entry.target ); } }); }, { rootMargin: '200px 0px 200px 0px' } ); lazyloadBackgrounds.forEach( ( lazyloadBackground ) => { lazyloadBackgroundObserver.observe( lazyloadBackground ); } ); }; const events = [ 'DOMContentLoaded', 'elementor/lazyload/observe', ]; events.forEach( ( event ) => { document.addEventListener( event, lazyloadRunObserver ); } );