fbpx
Search
Close this search box.

Mirada começa nesta quinta-feira (5) em Santos

Festival Ibero-Americano de Artes Cênicas apresenta 33 espetáculos, de 10 países

O MIRADA – Festival Ibero-Americano de Artes Cênicas, realizado pelo Sesc São Paulo, começa nesta quinta-feira (5), em Santos. O evento segue até o dia 15 de setembro. Nesta sétima edição, o Peru é o país homenageado, representado por onze obras, sendo oito espetáculos e três apresentações musicais e performáticas que integram o Ponto de Encontro, agenda noturna de fruição artística do festival.

Somam, ainda, doze peças vindas de Argentina, Bolívia, Chile, Colômbia, Espanha, México, Portugal e Uruguai, e mais treze trabalhos nacionais dos estados Amazonas, Ceará, Minas Gerais, Piauí, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul e São Paulo, totalizando 33 espetáculos. Atividades formativas, Ponto de Encontro e o Mirada Pro – reunião de dezenas de programadores internacionais e nacionais de festivais de artes cênicas do mundo todo também fazem parte do evento.

O conjunto da programação expressa a intenção curatorial de propor três eixos para a fruição da produção ibero-americana contemporânea, o sonho, a floresta e a esperança e traz para a cena temáticas relevantes para as realidades dos países e dos artistas. As obras abordam, por exemplo, questões indígenas, decoloniais e das relações com a natureza, além de provocarem reflexões sobre violências, gênero e identidades, migrações e deslocamentos, relações de poder e diversidade de corpos.

De acordo com o Diretor Regional do Sesc São Paulo, Luiz Galina, “compreender o pertencimento ancestral enriquece a pesquisa nas artes performáticas, ampliando visões e criando novos contextos. Essa percepção pode superar supostas hierarquias entre povos e permitir novas aproximações simbólicas. O MIRADA – Festival Ibero-Americano de Artes Cênicas, em sua sétima edição, estimula essas confluências por meio de eixos sobre o sonho, a floresta e a esperança, incentivando trocas culturais entre os países convidados”.

Dois trabalhos peruanos abrem esta edição, o espetáculo de rua El Teatro Es un Sueño, do grupo Yuyachkani, e a peça Esperanza, de Marisol Palacios e Aldo Miyashiro. O primeiro, apresentado a céu aberto, próximo ao Sesc Santos, homenageia o teatro, criando um momento de fantasia em que vida cotidiana, encenação e música ao vivo se mesclam. Já o segundo, com encenação no Teatro da Unidade, traz como pano de fundo o início dos anos 1980 no Peru, quando o país, recém-saído de um regime ditatorial, vivia um período conturbado.

No espaço de convivência, a instalação Florestania, de Eliana Monteiro, convida o público a romper com a lógica do cotidiano e de centros urbanos. Um conjunto de 13 redes, confeccionadas em fibras de buriti por mulheres de quatro etnias indígenas da Amazônia brasileira e uma da Amazônia peruana, são dispostas para o público se deitar enquanto ouve sons da floresta.

Os ingressos para o festival variam de R$ 10 a R$ 40, a progrmação completa está disponível no site do SESC.

Ainda nesta semana, o VTV da Gente traz uma matéria especial sobre o evento.

Foto: Paola Vera

Autor

Mais lidas

Operação Impostores: polícia prende cinco na Baixada Santista; Vídeo

VÍDEO: chuva alaga ruas, avenidas e gramado da Ponte Preta em Campinas

DIG de Americana prende dois suspeitos de matar empresário de Hortolândia

Adolescente com autismo é encontrado morto abraçado à mãe em Santos

Bianca Censori aparece nua no Grammy ao lado de Kanye West

VEJA TAMBÉM

Gostaria de receber as informações da região no seu e-mail?

Preencha seus dados para receber toda sexta-feira de manhã o resumo de notícias.