A Prefeitura de Bragança Paulista vem dedicando esforços para transformar as escolas municipais em ambientes mais acessíveis e inclusivos. O prefeito da cidade, Amauri Sodré, comentou que sete escolas foram transformadas para oferecer acessibilidade.
“Essas escolas estão tendo rampas, elevadores. Nós temos as escolas Jandira Colombi, Lúcia Helena Pugiali, Maria Tereza Cacossi, Creusa Gomes de Azevedo, Maria Ignéa, Francisco Murilo e Jorge Tibiriçá”, detalhou o prefeito.
Os prédios passaram por melhorias para receber os alunos, como explica a secretária de Educação Tatiana Canquerini. “Os prédios foram adaptados com rampas de acesso, plataformas elevatórias, cada um de acordo com sua necessidade. Foram instalados parques adaptados para que as crianças cadeirantes possam desfrutar desses espaços”, comentou.
Os banheiros também foram adaptados para as crianças e funcionários com mobilidade reduzida ou deficiência. As salas receberam placas de identificação em braille.
“As nossas escolas da rede municipal de Bragança Paulista estão todas adaptadas para receber qualquer tipo de criança, seja com deficiência visual, auditiva, física, ou qualquer outro tipo de deficiência. Tanto na questão física e estrutural quanto na questão pedagogia”, disse a secretária.
Os profissionais observam a autonomia dos alunos, que é o grande foco da educação, com inclusão e sem diferença entre eles.