fbpx
Search
Close this search box.

Bosque dos Jequitibás: animais recebem cuidados especiais para amenizar o calorão

Alimentação é reforçada com frutas e verduras; água tem que estar sempre fresca e os veterinários molham alguns bichos para refrescar

Com o tempo seco e a onda de calor em pleno inverno, os animais que vivem no Bosque dos Jequitibás recebem tratamento especial e cuidado redobrado pela equipe de veterinários e funcionários do parque. A alimentação é reforçada com frutas e verduras; a água tem que estar sempre fresca no tanque de cada recinto e bebedouros, e é trocada mais vezes por dia; e os veterinários molham alguns bichos para refrescar. Nos dias mais quentes é oferecido sorvete feito de frutas para os animais como os jabutis e os macacos.

A veterinária do Bosque, Gabriela de Paula Figueiredo, sempre oferece melancia, por exemplo, que melhora a hidratação, pois é uma fruta que tem bastante água. “Damos frutas que refrescam bastante, além de ovo, batata-doce, beterraba, outros legumes e verduras. Os animais também acabam entrando nos espelhos d’água que têm em cada recinto”, explica.

Outra medida para ajudar a aguentar as temperaturas altas é molhar alguns animais. “Umedecer os jabutis, por exemplo, é necessário porque são animais que ficam em contato com a terra e, no tempo seco, o corpo deles resseca muito, inclusive a parte respiratória. Têm dias que peço aos funcionários para molhar a terra do recinto. Às vezes colocamos o jabuti como se fosse ‘de molho’ nos tanques que ficam nos recintos, pois eles absorvem bastante água pela mucosa”, disse Gabriela.

📲 Participe dos canais VTV News no WhatsApp

Outra mudança na dieta dos animais com o calor, é a diminuição da oferta de semente de girassol para as aves, por exemplo. “O girassol é ótimo para a época de frio mas muito oleoso para oferecer em excesso no calor”, afirma Gabriela.

O visitante do parque, Luiz Henrique Bertoso, de 55 anos, conta que gosta de passear no Bosque dos Jequitibás com sua esposa e observar os animais. “Acho muito importante o cuidado com os animais no período de calor e seca, a dieta diferenciada, principalmente com alimentos frescos e congelados. A gente que tem animal em casa também toma esse cuidado de refrescar os pets como pode. Sempre uso um borrifador para hidratar minha calopsita”, disse.

Mais lidas

Imagens mostram Igor Peretto e Mario no elevador antes do assassinato

Casal sofre tentativa de assalto no Guarujá e bandidos fogem

“Arminhas” de gel são vendidas a R$ 300 no centro de SP

Ex-vereador de São Vicente é assassinado em padaria; Vídeo

Professora Regina Corrochel amplia vantagem à Prefeitura de Araras com 32,2%, segundo pesquisa

VEJA TAMBÉM