fbpx
Search
Close this search box.

Mário Gatti recebe o Prêmio Hospital Amigo do Transplante

É a segunda vez que a unidade é homenageada por sua atuação no processo de doação de órgãos

O Hospital Municipal Dr. Mário Gatti recebeu o Prêmio Hospital Amigo do Transplante, durante o III Encontro das Comissões Intra-Hospitalares de Transplantes do Estado de São Paulo, ocorrido na última semana em São Paulo. É a segunda vez que o Mário Gatti é homenageado por sua atuação no processo de doação de órgãos.

O hospital não realiza transplantes, mas tem uma comissão de captação intra-hospitalar atuante, responsável pela organização dos protocolos assistenciais relacionados a doação de órgãos e tecidos dentro da instituição. A comissão também atua na busca ativa do potencial doador, auxilia na viabilização do diagnóstico de morte encefálica e faz o acolhimento familiar.

Neste ano, quatro pacientes do Mário Gatti tiveram diagnóstico de morte encefálica e a família de três deles concordou em fazer a doação, informou a enfermeira gestora da UTI adulto e integrante da comissão intra-hospitalar, Carla Oliva. A família de um paciente autorizou a doação de rins, ossos e córnea, outra de rins, fígado e córneas e outra de coração, pulmão, fígado e córneas.

Carla explica que a morte encefálica é constatada por meio de dois testes clínicos e um exame complementar (Doppler, por exemplo). Esse exame é feito no Mário Gatti por profissional contratado pela Unicamp, que é uma Organização de Procura de Órgãos (OPO) do Estado. Constada a morte encefálica do paciente, a família é abordada para autorizar a doação.

Com as autorizações, a Unicamp inicia a busca de pacientes compatíveis para receber os órgãos, dentro de uma fila de espera por transplante, que é unificada e controlada pela Central Nacional de Transplantes e, no Estado de São Paulo, pela Central Estadual de Transplantes do Estado de São Paulo.

Autor

Mais lidas

Manifestantes fazem ato em Santos pelo fim da escala 6 x 1

Homem esfaqueia companheira e foge do local do crime em Indaiatuba

Mulher é investigada após levar bebê supostamente achado em lixeira à UPA

MP pede que trio acusado de matar Igor Peretto indenize família em R$ 300 mil

Igor Peretto descobriu a traição da esposa enquanto estava no carro com Mario Vitorino

VEJA TAMBÉM