fbpx
Search
Close this search box.

Barjas e Helinho criticam atual gestão de Piracicaba; Alex Madureira pondera

Barjas Negri (PSDB), Helinho Zanatta (PSD) e Alex Madureira (PL) foram entrevistados

A VTV/SBT iniciou a série de sabatinas nas cidades do Interior de São Paulo com os três melhores colocados nas pesquisas para prefeito de Piracicaba. Barjas Negri (PSDB), Helinho Zanatta (PSD) e Alex Madureira (PL) foram entrevistados nesta segunda-feira (16).

Barjas Negri é ex-ministro da Saúde e ex-prefeito de Piracicaba por três mandatos (2005-2008, 2009-2012 e 2017-2020). Ele cita que a cidade teve dois secretários da Saúde durante 16 anos, de 2004 a 2020, e critica que passaram quatro secretários em apenas quatro anos após a sua saída da prefeitura.

“A mudança administrativa em Piracicaba foi tão grande que colocou pessoas que não têm a percepção do que isso significava. Não contratou pessoas em tempo hábil. Existiam unidades de Saúde prontas e não foram colocadas em funcionamento”, aponta.

“Não vai funcionar. Até pegar experiência e entender. O setor público precisar ter um pouco mais de experiência. Precisa fazer concurso, licitação, os estoques de medicamentos e insumos precisam ser maiores. Este é o principal problema da Administração Municipal”, criticou.

Quesitonado sobre o que faria diferente, Barjas diz que colocaria profissionais que entendam sobre o funcionamento do SUS (Sistema Único de Saúde) – o qual ajudou a colocar em funcionamento no Governo Fernando Henrique Cardoso – planejamento e tenha compromisso. “Teve saída de médicos e a Prefeitura de Piracicaba não tinha concurso aberto. Precisa ter concurso aberto todos os anos”, disse.

“O SUS comanda a Saúde no país e eu segui todas as regras sanitárias (…) Sanamento básico é uma das coisas mais importantes para reduzir a mortalidade infantil e materna. É uma das mais importantes para as pessoas não irem às emergências e terem doenças de internação”, relatou o candidato.

Barjas cita que quando entrou na prefeitura, existiam 33 núcleos de favela. “Os prefeitos da época deram a sua contribuição. Quando eu entrei, uma parte dessas favelas não tinha coleta de esgoto. Eu botei água em todas as favelas. Nós retiramos esgoto de todas as favelas”, afirma.

O deputado estadual Helinho Zanatta (PSD) é empresário do setor agro e foi prefeito de Charqueadas por duas vezes e Chefe do Executivo de São Pedro por dois mandatos. “Temos uma trajetória de quatro mandatos em duas cidades diferentes no Executivo e, agora, também como deputado estadual no Legislativo ao lado do governador Tarcísio de Freitas”, comentou Helinho.

“Embora seja piracicabano, vemos a sofrência do nosso município desse porte. Primeiro, de uma Região Metropolitana. Segundo, de quase meio milhão de habitantes. Terceiro, a 13ª economia PIB do estado de São Paulo e o 4º exportador. Infelizmente, estamos discutindo coisas básicas que afetam a população: falta de água, fila da saúde, saneamento básico, falta de vaga de creche em tempo integral”, elenca.

Helinho diz que conseguiu resolver nas cidades menores e “sabe a solução”. “Nós tínhamos uma UBS (Unidade Básica de Saúde) em São Pedro para uma cidade de quase 50 mil habitantes. Conseguimos construir mais oito unidades completas e ampliamos aquela que existia. Colocamos pediatra, ginecologista, clínico geral, dentista e os exames são marcados na própria UBS. O único Hospital de São Pedro não nascia bebê. Conseguimos resolver e pagamos a dívida de mais de R$ 25 milhões. O Hospital estava indo à leilão”, detalhou.

📲 Participe dos canais VTV News no WhatsApp

Helinho diz que vai construir mais construir mais UBS em Piracicaba e levar os médicos aos bairros. Ele criticou a perda de água na distribuição aos moradores e afirma que cerca de 54% da água é desperdiçada por dia por causa de tubulações antigas.

“O SEMAE (Serviço Municipal de Água e Esgoto) sempre teve recursos, era o primo rico da prefeitura e emprestava até para ajudar o município. Sucatearem o SEMAE e ele está deficitário. Não conseguiu trocar as redes, os canos e as tubulações”, disparou.

Alex Madureira é atual deputado estadual e pastor da Assembleia de Deus. “A grande motivação (para ser candidato a prefeito) vem de uma certa indiganação. A cidade vem sofrendo ao longo dos anos e dos últimos mandatos com problemas estruturais: a zeladoria, a saúde, a educação e a segurança pública. A percepção do piracicabano tem sido negativa”, descreveu.

O candidato comenta que o PL tem 19 deputados na Alesp (Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo) e a cidade não perderia representatividade, caso seja eleito. “Eu sei onde buscar o recurso e onde está o dinheiro público para vir a Piracicaba”, disse.

Alex Madureira comenta que o plano de governo está em sua quarta versão, com quase 40 páginas e conta com a proposta de criação do Poupatempo da Saúde como existe em Santo André. Ele preferiu não criticar a saída de médicos do município e citou o ex-presidente Jair Bolsonaro, que é o do mesmo partido, apenas nas considerações finais.

“Fomos conhecer o modelo e não temos em Piracicaba que é um grande centro de especialidade. Hoje, as especialidades médicas são um grande gargalo. Perdemos especialistas e médicos da família. Complementando esses médicos com a questão salarial, podemos fortalecer os postos de sáude, fazendo com que as UPAs (Unidades de Pronto Atendimento) possam ser melhores atendidas. Piracicaba já comportaria 6 UPAs”, detalha.

O candidato propõe a crição de um atendimento de urgência e emergência pediátrico que funcione 24 horas. “Para as mães não terem de levar às UPAs e levar no centro especialidado em atendimento à criança”, complementou.

Confira as sabatinas na íntegra:

Editor-chefe do Portal VTV News
Mais lidas

Imagens mostram Igor Peretto e Mario no elevador antes do assassinato

Casal sofre tentativa de assalto no Guarujá e bandidos fogem

“Arminhas” de gel são vendidas a R$ 300 no centro de SP

Ex-vereador de São Vicente é assassinado em padaria; Vídeo

Professora Regina Corrochel amplia vantagem à Prefeitura de Araras com 32,2%, segundo pesquisa

VEJA TAMBÉM