A primavera começou oficialmente no Brasil neste domingo (22), às 9h44. De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (INMET), em parceria com o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) e a Fundação Cearense de Meteorologia (FUNCEME), essa estação marca a transição entre o período de seca e de chuva em grande parte do país. Mesmo assim, a previsão é que o clima seco continue até novembro.
Na região Norte, prevalece a previsão de chuvas abaixo da média histórica, no período de outubro a dezembro. Há exceções no sudoeste do Amazonas, nos estados do Acre e Roraima, onde a precipitação pode superar a média.
Na região Nordeste, também há indicação de chuvas abaixo e temperaturas acima da média histórica. O mesmo acontece com o Centro-Oeste, com exceção do Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, que podem chegar perto da média.
O volume das chuvas nas regiões Centro-Oeste e Sudeste depende da umidade vinda da Amazônia, de acordo com as previsões. No Sudeste, as temperaturas tendem a permanecer acima da média, principalmente no oeste dos estados de Minas Gerais e São Paulo.
A região Sul se mantém parecida, com poucas chuvas para o período, se comparado com a média, com exceção do Rio Grande do Sul. O estado, atingido por fortes enchentes em maio, pode registrar chuva acima do esperado.
*Do SBT News